Programa Saúde da Mulher reúne mais de 230 participantes em Meleiro
Publicado em: 01/11/2024
Mais de 230 pessoas participaram do Programa Saúde da Mulher, no Pavilhão do Arroz em Meleiro, no sul catarinense. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado Faesc, em parceria com o Sindicato Rural e Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Meleiro João Alexandre Saccon, a secretária municipal de saúde Cristiane F. Scarpari, a supervisora regional do Senar/SC Sueli Silveira Rosa, entre outras lideranças.
O evento oportunizou realizar 180 coletas do exame Papanicolau – procedimento indispensáveis para a prevenção e/ou diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. Também foram realizadas oficinas, palestra com a psicóloga Francieli Menegalli, verificação de sinais vitais, testes rápidos, atividades físicas, entre outros. “O evento superou as expectativas e foi avaliado positivamente por todas as participantes”, destacou a supervisora Sueli.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, reforçou a importância do cuidado com a saúde da população rural, destacando que anualmente o Sistema desenvolve não somente o Programa Saúde da Mulher como também o Saúde do Homem Rural, visando melhorar a qualidade de vida de quem vive no campo. “A cada ano aumenta o número de participantes e os relatos que recebemos do público atendido nos mostram o quanto o investimento em saúde e qualidade de vida tem sido essencial, tanto na obtenção de diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura de determinada enfermidade, quanto nas ações que estimulam a adoção de hábitos saudáveis”.
De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, muitas vezes, as populações rurais têm acesso limitado aos serviços de saúde, o que pode aumentar a incidência de doenças que poderiam, muitas vezes, ser evitadas. “Nossos programas ampliam o acesso a esses serviços, oferecendo consultas, exames e orientações de forma gratuita.”
Fonte: MB Comunicação