Projeto abre caminho para jovens no mercado de trabalho
Publicado em: 26/12/2023
O Programa Jovem Aprendiz é uma prerrogativa legal, regulamentada por uma lei de dezembro de 2000, também conhecida como Lei da Aprendizagem. Essa normativa possibilita que jovens entre 14 e 24 anos deem os primeiros passos no mercado de trabalho formal em empresas, abrindo caminho para o futuro.
Conforme previsto pela Lei, a Copérdia visa não apenas cumprir a cota estabelecida, mas também desenvolver, aprimorar e formar os jovens aprendizes. Esse compromisso se reflete no número de jovens que, ao término do programa, são efetivados na Cooperativa. Somente em 2023, oito jovens foram efetivados, juntando-se a outros 52 colaboradores que passaram pelo programa e estão atuando em diversas funções na cooperativa. Cerca de 600 jovens já participaram do projeto, reforçando o compromisso da Copérdia com a formação, desenvolvimento profissional e integração de jovens em seu quadro de colaboradores.
Débora Cristina Manfé, 28 anos, ingressou na Copérdia em abril de 2011, aos 16 anos, incentivada pelos pais Vilmar e Roseli Manfé, que na época eram associados da cooperativa. “Quando entreguei o currículo, pedi a Deus para dar certo, porque sabia da importância e do tamanho da cooperativa, e do desafio que teria ao ingressar na empresa”, relata. Débora conta que começou realizando diversas tarefas, dando suporte às demandas no setor de contabilidade. “Tive um ótimo aprendizado, meus colegas tiveram paciência, me treinaram bem, e fui contratada antes mesmo de concluir o período do projeto jovem aprendiz, devido ao aumento do trabalho com a incorporação”, recorda.
Mais tarde, mudou para o setor de conciliação contábil e, posteriormente, para a área de patrimônio, antes de ter uma experiência de dois anos em uma empresa contábil na cidade. “Fiquei dois anos fora e retornei à Copérdia em junho de 2016 para trabalhar no setor contábil, na gestão de contratos, onde permaneci por seis anos até assumir como auditora interna em 2022”, revela.
Débora destaca que o projeto Jovem Aprendiz abriu caminhos oferecendo cursos e treinamentos direcionados ao mercado de trabalho. “O projeto me deu oportunidade, me preparou para adquirir a experiência necessária para estar onde estou. Eu trabalhava dois dias por semana e frequentava o curso no SENAC por três dias, onde estudei português, ética, economia, oratória e educação financeira”, lembra.
A colaboradora se sente feliz e realizada na cooperativa. “Não me vejo em outra empresa. Tenho orgulho de ser Copérdia porque é uma organização que cuida das pessoas”. Ela diz que o relacionamento com os colegas e o ambiente de trabalho são saudáveis, e as condições de trabalho são boas. Débora conclui deixando uma dica para quem entra no Jovem Aprendiz: “A vida é feita de escolhas e o projeto da Copérdia é muito bom. Temos que aproveitar as oportunidades, porque o tempo passa e não somos eternos. Para quem quer construir uma carreira, crescer e ingressar no mercado de trabalho, eu recomendo o Jovem Aprendiz”, encerra.
Fonte: Copérdia