Projetos brasileiros são reconhecidos mundialmente pelo Woccu

Publicado em: 02/08/2018

Dois jovens colaboradores do Sicredi conquistaram reconhecimento internacional na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, promovida pelo Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução para o português), em Singapura. Os projetos apresentados por Lucas Araújo dos Santos e Carlos Antônio Soratto ficaram entre os cinco vencedores de todos os países participantes do evento no programa Wycup (World Young Credit Union People), destinado a cooperativistas de até 35 anos que tenham desenvolvido iniciativas de relevância econômica e social nas regiões onde atuam as cooperativas de crédito.

Lucas Araújo dos Santos, colaborador da cooperativa Sicredi Alta Noroeste/SP, apresentou o projeto “Acreditadores”, iniciativa integrada por agentes transformadores que tem como lema “Mudar o olhar, inspirar, conectar, valorizar”. Atualmente o projeto conta com 20 acreditadores voluntários e cerca de outros 200 colaboradores envolvidos, que já deram vida a 14 ações, em 12 municípios da região. Entre elas, estão a reforma de uma maternidade, entidade ou escola; apoio a ex-moradores de rua e deficientes visuais, com venda de cartões postais produzidos por eles; adoção de lar de idosos com donativos e patrocínio de profissionais de saúde; amparo e lazer para crianças sob medidas judiciais protetivas; instalação de pontos de coletas de recicláveis; educação e orientação financeira para comunidade e jovens de escolas públicas; apadrinhamento de creche em bairro carente com donativos e orientação financeira a pais e profissionais.

Carlos Antônio Soratto, colaborador da cooperativa Sicredi Ouro Verde/MT, apresentou o projeto “Inclusão Financeira da Mulher”, iniciativa criada em função da maior presença feminina no agronegócio da região, que visa estimular o papel de protagonistas das mulheres nesse importante setor da economia, a fim de trabalharem com mais igualdade e melhores condições. O programa começou em 2016, e desde então foram atendidas mais de 140 associadas e liberados mais de R$ 5 milhões de crédito, possibilitando que algumas delas aumentasse suas rendas em mais de 200%.

Fonte: Sicredi