“Quem não se comunica, se trumbica”

Publicado em: 06/01/2025

Por Ivan Ramos, diretor executivo FECOAGRO 

Essa frase é histórica e real: “Quem não se comunica, se trumbica”, dizia o velho guerreiro e apresentador Chacrinha. Ou então, se quisermos fazer outra analogia da comunicação, poderíamos lembrar aquele ditado que indaga por que os ovos das galinhas são mais valorizados do que os das patas? É porque as galinhas, quando botam ovo, anunciam cantando, e as patas, mesmo tendo ovos maiores, são silenciosas, e os ovos têm menor procura. Também existe outro conceito sobre divulgação ou publicidade: “Todos gostam de aparecer ou mostrar seus produtos, mas poucos gostam de pagar”, como se fosse possível fazer publicidade em qualquer tipo de mídia sem dinheiro. Muitos gestores consideram gasto e não investimentos aplicar em publicidade, e por isso ficam marcando passos nos seus negócios ou atividades enquanto a concorrência avança. Questionar a validade da divulgação é estar fora da realidade econômica e social. Evidentemente, aplicar em divulgação não significa desperdício de verbas ou aplicação mal feita. 

No cooperativismo, o problema é ainda mais evidente. Além de precisar divulgar seus produtos e serviços ao público consumidor, existe o lado da transparência das ações aos seus integrantes, ou seja, dos cooperados. Quando o associado é dono e cliente, a necessidade de divulgação é ainda maior, pois precisa ser mostrado onde estão sendo aplicados os recursos gerados pelo seu quadro social. A FECOAGRO tem procurado fazer isso desde sua fundação, graças à visão social e empresarial do então presidente fundador, Aury Bodanese.

Começamos com programas de rádio dentro das condições técnicas da época há 50 anos, sempre com o foco em divulgar, mas também informar o nosso público. Acompanhamos as novas tecnologias e avançamos nos demais sistemas de comunicação, até chegarmos à televisão e às mídias digitais que estamos hoje. Somos reconhecidos em nível nacional como pioneiros e com maior longevidade ininterrupta nessa área de comunicação corporativa. É por isso que somos uma entidade reconhecida e respeitada no mercado, na população, nas entidades públicas e na mídia de modo geral. 

Certamente, para chegar a esse nível de reconhecimento, teve muito trabalho, dedicação, apoio e persistência. Vez por outra, ainda surgem aqueles que não reconhecem a importância dessa atividade. Ou melhor, gostam dela, mas não consideram que ela tem custos — financeiros e de recursos humanos com profissionais capacitados e dedicados. Muitas vezes, avaliações precipitadas, que pretendem muito mais atingir pessoas ou justificar o não cumprimento de regras, desestimulam os profissionais dessa área ou, quando não, induzem a desmontar um sistema que demorou 50 anos para se consolidar. As atividades de comunicação desenvolvidas pela FECOAGRO estão previstas no planejamento estratégico, aprovado pelas cooperativas, e anualmente vêm sendo renovadas, portanto, em consonância com as diretrizes gerais da instituição. 

Para o ano de 2025, ainda não está definida sua abrangência, por ter gerado dúvidas sobre sua validade. Esperamos que não haja retrocesso e que não seja desmontado um sistema de comunicação cooperativista que tem sido modelo para o cooperativismo brasileiro. Pense nisso: estou saindo de férias e só retorno no final de janeiro. Feliz Ano Novo a todos! 

Fonte: Fecoagro