Sebrae poderá ter dois catarinenses no comando

Publicado em: 07/03/2023

Nesta quarta-feira, dia 8/3, acontece em Brasília a reunião do conselho deliberativo do Sebrae, para apreciar a proposta do governo federal de trocar o presidente executivo do órgão de apoio às pequenas e médias empresas no país.

Está sendo indicado para assumir o comando. o catarinense Décio Lima, que concorreu ao governo de SC pelo PT nas últimas eleições e que perdeu para Jorginho Mello, do PL. O conselho deliberativo do Sebrae Nacional atualmente é presidido pelo catarinense José Zeferino Pedrozo, presidente da Faesc e vice-presidente do CNA e que foi eleito no final do ano passado.

Na ocasião, o conselho eleito reconduziu o presidente executivo do Sebrae, o ex-deputado Carlos Andrade Melles, que inclusive já foi presidente da Frencoop Nacional. Com a mudança de governo, o presidente Lula quer destituir o atual comando executivo e está indicando para presidente executivo, Décio Lima.

José Zeferino Pedrozo continua na presidência do conselho, pois tem mandato de quatro anos e foi eleito pelas entidades que formam o Sebrae.  O conselho deliberativo do Sebrae é formado por 15 nomes de diversas entidades, federações e confederações setoriais. Dos 15 votantes, o governo federal conta com 5 votos, que são de órgãos públicos como a Caixa Econômica Federal e do Banco Brasil.

Para destituir os atuais dirigentes executivos, o governo federal precisa ter 11 votos. O Sebrae faz parte do sistema S, e atualmente tem orçamento de R$ 5 bilhões, originário de contribuições compulsórias (obrigatórias) das empresas brasileiras e existe para prestar assistência e formação de mão-de-obra e educação às pequenas e médias empresas. Tem mais de 2.650 pontos de atendimento espalhados em todos os estados brasileiros.

Fonte: ND Mais