Sistema Faesc/Senar presente no evento de 10 anos do “Novos Caminhos”
Publicado em: 01/09/2023
O Sistema FAESC/SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado) é parceiro do Programa Novos Caminhos e reforçou durante a celebração comemorativa a importância de estar junto em uma ação tão significativa para o futuro de muitos jovens e adolescentes que vivem em serviços de acolhimento no estado. A iniciativa surgiu em 2013, a partir de uma parceria inicial da Federação das Indústrias (FIESC), do Tribunal de Justiça (TJSC) e da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), aos quais, posteriormente, se aliaram outras instituições públicas e privadas. A celebração foi marcada por um ato de homenagens no auditório Teori Zavascki, do TJSC, seguido de debates e palestras sobre o tema. Representantes de outros seis estados estiveram em Florianópolis para conhecer a ação. O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, cumprimentou os idealizadores do Programa Novos Caminhos pelo sucesso nesses 10 anos de atividade e destacou a satisfação em aderir à parceria no ano passado. “Entendemos que é uma iniciativa fundamental para que os jovens obtenham conhecimentos e oportunidades para um futuro próspero e com qualidade de vida”.
Entre as ações realizadas pelo Sistema Faesc/Senar neste ano, estiveram os cursos de Olericultura básica, boas práticas de manipulação de alimentos, visita a propriedades rurais, Projeto Plantando para o futuro – horta escolar e Produção caseira de pães e biscoitos. Desde que começou, o Programa Novos Caminhos atendeu um total de 13,5 mil matrículas em cursos de educação básica e 1.156 contratos de emprego ou estágio, proporcionados por 717 empresas.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressaltou que o programa é valioso para o desenvolvimento dos jovens e merece tornar-se uma ação nacional. “O programa tem sido essencial para transformar o futuro de milhares de jovens catarinenses e, agora, possibilitará que o público-alvo de todo o país seja beneficiado e tenha um futuro com oportunidades”.
Fonte: MB Comunicação