Sistema FAESC/SENAR promove 1º Encontro Estadual da ATeG em São José

Publicado em: 19/05/2023

O Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), promove nesta sexta-feira (19), a partir das 8h30, no Favorita Golden Hotel & Eventos, em São José, o 1º Encontro Estadual do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O evento reunirá a equipe técnica da ATeG para atualizar conhecimentos e discutir inovações no setor.

A programação terá início às 8h30 com abertura conduzida pelo presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, e segue com a palestra “A assistência técnica e gerencial no Brasil”, ministrada pelo diretor adjunto da diretoria da ATeG Senar, Eduardo Gomes de Oliveira.

Na sequência, o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, e a coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, apresentarão a Assistência Técnica e Gerencial em Santa Catarina. Outros assuntos em destaques são o “Sistema de Gestão MDA e a filosofia Lean aplicado aos consultores do agro” com o palestrante Sandro Luiz Viechinieski; o “Projeto Agro BR CNA” com a consultora agro BR da região Sul, Luana Frimm Krieger; além da apresentação “Mais propósito, mais resultados” com Daniel Keller.

As atividades da manhã encerram com o presidente Pedrozo que abordará assuntos gerais e, no período da tarde, serão retomadas às 13h15 com quatro palestras simultâneas em espaços diferentes: “Eu melhor: desenvolvimento pessoal e profissional” com Antônio Celso Garcia (Sala Cacupé); “Gestão das propriedades leiteiras no Sistema MDA” com Sandro Luiz Viechinieski (Auditório Ingleses); “Estratégias reprodutivas para aumentar a fertilidade em fêmeas de corte” com Igor Garcia Motta (Sala Golden 1) e “Estratégias de manejo reprodutivo em ovinos” com Renata Casali (Sala Golden 2).  O evento encerra às 15h30 com coffee break.

O presidente Pedrozo destaca que a Assistência Técnica e Gerencial, realizada em parceria com os Sindicatos Rurais, vem contribuindo significativamente para promover inovações no campo e fortalecer o empreendedorismo rural. A qualificação oferece ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão da atividade de forma eficiente e permite alcançar mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais.

Hoje, são beneficiadas 10 cadeias produtivas: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte e piscicultura. Com duração de dois anos, a metodologia é aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem a visita do técnico uma vez por mês, além de acompanhamento contínuo a distância. As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores.

Fonte: Sistema FAESC/SENAR