Sistema OCB esteve presente na Conferência da ICMIF Américas
Publicado em: 10/11/2023
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participou da abertura oficial da 28ª Conferência ICMIF Américas, realizada pela primeira vez no Brasil. O evento, idealizado pela Federação Internacional de Cooperativas e Mútuas de Seguro, aconteceu no Centro de Inovação Unimed-BH e contou também com a presença da superintendente Tania Zanella, responsável por mediar um debate com parlamentares sobre a regulamentação das cooperativas de seguro no Brasil. A Seguros Unimed, braço segurador e financeiro do Sistema Unimed, foi a anfitriã da conferência bianual que, este ano, teve como tema “Preenchendo as Lacunas de Proteção”. O objetivo foi debater a crescente importância dos seguros e entender como as seguradoras podem identificar soluções para o mercado.
Mais de 200 pessoas participaram do encontro, incluindo CEOs, presidentes e diretores de cooperativas seguradoras globais. “O Brasil, com sua diversidade e potencial, é palco perfeito para discutirmos desafios globais. Em um mundo com ameaças crescentes, a Conferencia se empenha em ampliar e inovar em seguros. Nosso objetivo é assegurar uma proteção robusta e sustentável, projetando um futuro mais seguro para todos”, afirmou Catherine Hock, vice-presidente e Relações Internacionais da Conferencia.
Entre os temas abordados, a proposta de alteração da legislação brasileira para ampliar as possibilidades de operações de seguros por cooperativas foi um dos destaques. Atualmente, estão em debate no Congresso Nacional Projetos de Lei Complementar (PLP) 519/2018 e 101/2023, que visam exatamente essa ampliação. Para o presidente Márcio Lopes de Freitas, da OCB, a iniciativa de trazer o evento para o Brasil representa uma grande oportunidade para colocar o tema em debate. A entidade setorial da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) representa mais de 200 cooperativas e mútuas em 61 países. Em 2021, essas afiliadas registraram receitas de prêmios superiores a R$ 1,41 trilhão e mantiveram R$ 10,4 trilhões em ativos. Os números demonstram a significativa presença das cooperativas, responsáveis por aproximadamente 30% do mercado global de seguros.
Fonte: Sistema OCB