O Sistema OCESC promoveu na última semana, o 19° Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas. A caminho de completar 20 anos, o evento é um marco consolidado do Sistema e, nesta edição, reuniu mais de 1.200 participantes. O tema que norteou a 19° edição do Encontro foi “Mulher, na ciranda da vida”, uma reflexão sobre o papel crucial da mulher em todas as esferas, especialmente no cooperativismo. Em um clima de entusiasmo e inspiração, as participantes foram estimuladas a fomentar a intercooperação, trocar experiências, desfrutar de apresentações artístico-culturais e ampliar os conhecimentos por meio de palestras.
Na palestra “A arte se ser leve”, com a jornalista e escritora, Leila Ferreira, foi abordado temas como a capacidade de resiliência e empatia das mulheres, fatores fundamentais para enfrentar os desafios cotidianos com mais equilíbrio e leveza.
Os aprendizados ficaram por conta da jornalista Kareemi Dali, com a palestra “O poder dos ciclos femininos”. Além de trabalhar o autoconhecimento e os ritos de passagem do corpo feminino, Dali fez um resgate histórico do papel da mulher ao longo dos séculos, apresentou o conceito das sociedades matricêntricas e demonstrou que o cooperativismo é intrínseco a elas.
“Hoje vemos o avanço significativo da participação feminina no cooperativismo de Santa Catarina, as mulheres já representam 48% do número total de empregados e 43% do total de cooperados. Elas são a prova de que a união e a cooperação transformam vidas. Juntos construiremos um cooperativismo ainda mais forte, que trabalha para o bem da comunidade e que molda um futuro próspero para todos”, destacou o presidente do Sistema OCESC, Vanir Zanatta.
Cerca de 48 cooperativas de diversos ramos e regiões do estado estiveram representadas no Encontro de Mulheres Cooperativistas, realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis.
Fonte: Sistema Ocesc