Cooper A1 comemora 89 anos de história

Presidente da Cooper A1, o engenheiro agrônomo Elio Casarin.

A Cooperativa A1 nasceu de ideais e esperança. Foi criada a partir do sonho de 17 agricultores, na busca de uma vida melhor para suas famílias e, hoje, é realidade para milhares de pessoas que acreditam na força do trabalho em conjunto. No último sábado, 1º de outubro, a Cooper A1 completou 89 anos de história ininterrupta. Inicia mais um ciclo reunindo, hoje, quase 9 mil famílias cooperadas e 1.500 colaboradores diretos e está presente em 22 municípios do Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul.

Para o presidente da Cooper A1, o engenheiro agrônomo Elio Casarin, a passagem de mais um ano de história é sempre motivo para comemorar. “Não há como negar a importância da cooperativa para nossa região. Ela está enraizada de tal maneira que é impossível imaginar nossos municípios sem sua contribuição econômica e social. O agronegócio, nas pequenas empresas rurais, perdura e evolui com a contribuição da Cooper A1. Isso fica evidente, através do antes e depois em municípios onde a cooperativa se instala. A Cooper A1 é uma grande força propulsora do desenvolvimento, e ela é feita por todos que fazem parte dela”.

O grande desafio agora, segundo o presidente Elio Casarin, é continuar trilhando um caminho sólido e coerente com os princípios cooperativistas. “A experiência da Cooper A1, aliada ao seu ímpeto natural de inovação e o trabalho incansável de quem conduz nossa cooperativa, nos dão firmeza para afirmarmos que os próximos anos serão pautados na manutenção e crescimento da Cooper A1. Casarin reforça que, ética, transparência e honestidade e os valores de responsabilidade, segurança e solidez fazem parte das diretrizes corporativas da Cooper A1. “Por isso, temos segurança em afirmar que o futuro reserva ainda mais conquistas à nossa instituição, que se prepara todos os dias para enfrentar os desafios que vem pela frente”, reforça o presidente.

Fundada em 1º de outubro de 1933, em Palmitos, SC, a Cooper A1 celebra seus 89 anos através de sua antecessora, a Sociedade Cooperativa Mista Palmitos Ltda. A história é marcada pelo engenheiro agrônomo, natural da Alemanha, Otto Erich Winkler e outros 17 agricultores que fundaram a cooperativa em uma época de colonização e muitas dificuldades, incluindo acesso a bens básicos de consumo. Ao longo dos anos, a cooperativa passou por fusões e incorporações que originaram uma forte identidade cooperativa regional.

A Cooper A1

Com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável do cooperado, a cooperativa atua no recebimento, secagem, beneficiamento, armazenagem, industrialização e comercialização da produção dos cooperados, na produção e comercialização de rações e concentrados, na compra em comum de insumos e bens de consumo, além da prestação de assistência técnica no campo e assistência social e educacional aos cooperados e colaboradores.

A maior parte da produção agrícola dos cooperados, principalmente o milho, é utilizada como matéria-prima para produção de rações nas três fábricas. Já a industrialização da produção pecuária (suínos, aves e leite) é encaminhada à Aurora Coop, cooperativa central.

Hoje, a Cooper A1 está presente com unidades em 22 municípios, reúne quase 9 mil e quinhentos cooperados e 1.550 colaboradores diretos. A cooperativa desenvolve dezenas de programas sociais, levando educação e informação às famílias cooperadas. Em 2021 chegou a um faturamento de 2,6 bilhões de reais. As sobras distribuídas aos cooperados, somente neste ano, chegou a 55,4 milhões de reais.

A Fecoagro parabeniza a Cooper A1, os associados, os clientes, os funcionários e colaboradores, desejando sucesso, felicidades e prosperidade!

Fonte: Cooper A1.

 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo