8 de março – Dia Internacional da Mulher!

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em vários países no dia 8 de março por representar a luta das mulheres em busca de maiores direitos. A data no calendário é motivada por um protesto que aconteceu na Rússia, apesar de, no Brasil, muitas pessoas acreditarem que a data está relacionada a um incêndio em uma fábrica de tecidos nos Estados Unidos. A verdadeira história é outra, um pouco diferente. A primeira manifestação em relação às mulheres ocorreu em Nova York, no dia 26 de fevereiro de 1909. A passeata contou com cerca de 15 mil mulheres que protestaram por melhores condições de trabalho, que na época, eram muito precárias e exploradoras. Em outubro do ano seguinte, em Copenhague, capital da Dinamarca, aconteceu a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, na qual a líder socialista alemã Clara Zetkin sugeriu que houvesse uma agenda anual de ações em prol das mulheres. 

A partir de 1911, as manifestações começaram a acontecer anualmente em diferentes datas entre fevereiro e março, de acordo com cada país. 

No dia 8 de março de 1917, um grupo de operárias saiu às ruas para protestar contra a fome e contra a Primeira Guerra Mundial. Elas foram fortemente repreendidas e o episódio acabou dando início à Revolução Russa. 

Desde então, o movimento internacional socialista adotou a data como o Dia Internacional da Mulher e as comemorações passaram a ser realizadas no mesmo dia em vários países. A ONU (Organização das Nações Unidas) declarou o ano de 1975 como o “Ano Internacional da Mulher” e foi a partir desse ano que o 8 de março foi oficializado como o Dia Internacional da Mulher. 

Assim, anualmente, homens e mulheres de todas as idades vão às ruas nessa data para manifestarem apoio às conquistas e lutarem por mais direitos e respeito. 

Se você pensa que o Dia Internacional da Mulher é um dia exclusivo para dar flores e chocolates para agradar as mulheres da sua vida, saiba que é possível ir muito além. Existem sim algumas ações interessantes para fazer nessa data. 

Mas o dia 8 de março é, principalmente, a memória de um dia de muita luta e também um dia de lembrar e celebrar todas as vitórias conquistadas. 

Apesar de tantos avanços e mudanças, ainda há muito a ser feito. Nossa legislação prevê direitos e benefícios, mas na prática, existem diversas práticas realizadas com base na misoginia. 

A cada Dia Internacional da Mulher, é preciso voltar às ruas e lembrar que a luta não terminou e que cada uma tem um papel fundamental nisso. 

Parabéns às mulheres cooperativistas do Estado, do país e do mundo! 

 

Fonte: Fecoagro 

Leave a Comment