Deputado Zé Milton defende socorro aos suinocultores independentes

“Se a suinocultura independente não for socorrida agora, Santa Catarina vai sofrer!”. A afirmação em tom de alerta foi feita pelo presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, deputado Zé Milton Scheffer. O colegiado se reuniu com representantes dos suinocultores, do setor agrícola e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca para debater a crise que assola o segmento, que sofre com o excesso de produção, aumento dos preços dos insumos e baixo consumo no mercado interno.

Santa Catarina é o maior produtor de suínos do país, incluindo as agroindústrias e produtores integrados e os independentes – cuja produção é destinada exclusivamente para o mercado interno e pequenas agroindústrias e cooperativas.

De acordo com a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), o preço pago pelo quilo vivo de um suíno vivo é de R$ 5,00, mas o custo de produção supera os R$ 8,00. Outro dado que dá uma dimensão do problema: nos últimos dois anos o número de matrizes suínas saltou de 420 para 760 mil, segundo levantamento da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC).

“Houve um boom na produção de suínos há alguns anos, muito pela abertura do mercado chinês e o potencial de exportação. Mas não houve planejamento e o rebanho cresceu de forma desordenada e precisamos unir forças agora para encontrar saídas urgentes”, disse Zé Milton.

A Comissão de Agricultura  definiu uma série de encaminhamentos, começando com uma audiência com o governador Carlos Moisés, secretarias de Estado da Fazenda e Agricultura e representantes da suinocultura para discutir um plano emergencial de apoio para subsidiar o custeio dos animais e um planejamento para a cadeia produtiva.

“A cada dia, mais suinocultores decidem abandonar a atividade e isso vai afetar com força a economia catarinense”, avalia o presidente da ACCS, Losivanio Lorenzi, que apelou para uma maior atenção do Estado.

Fonte: Gab. Dep. José Milton Scheffer

Leave a Comment

Pular para o conteúdo