Coocam de Campos Novos tem certificado de energia renovável

Consciente de seu papel em promover estratégias com impacto coletivo, a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) vem adotando práticas, as quais contribuem diretamente no futuro das próximas gerações e na sobrevivência do planeta. Com isso, vem cumprindo os valores adotados desde a sua fundação, como por exemplo, cooperação e sustentabilidade.

Uma das ações realizadas pela cooperativa está atrelada aos investimentos em abordagens sustentáveis no consumo de energia, adotando há anos, em fontes renováveis e desta maneira, vem auxiliando no controle de emissores poluentes na atmosfera.

O presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, lembra que a matriz energética consumida pela Coocam, desde 2016, vem de fonte limpa, sendo totalmente renovável a qual não agride o meio ambiente. “Temos alguns princípios pelos quais zelamos e cuidar do meio ambiente, contribuindo para a sustentabilidade das próximas gerações é um esforço constante aqui na cooperativa e nas propriedades dos associados”, comenta João Carlos.

Somente em 2021, a prática adotada pela cooperativa reduziu 1 milhão toneladas de dióxido de carbono (CO2), totalizando 3,400, milhões de toneladas desde 2016. O resultado do ano de 2021 equivale a 30.808 mudas de árvores, conservadas por 20 anos; 11.079 veículos percorrendo 500 km; 3.130 transportes rodoviários de 1 tonelada de carga por 500 km; 474 toneladas de papel enviados para aterro sanitário.

O posicionamento da Coocam é validado pela empresa Ludfor Energia, a qual reconhece a cooperativa como empresa de cunho sustentável através do Certificado de Energia Renovável e Panorama Sustentável referente ao consumo no ano de 2021. O certificado quantifica e gerencia a redução de emissões de gases de efeito estufa. Toda a eletricidade usada na cooperativa é proveniente de usinas de fontes incentivadas pelo governo federal, sejam elas, eólica, solar, biomassa, PCH ou CGH.

O Programa de Certificação de Energia Renovável, foi criado pela Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel) e a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), e conta com apoio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

Fonte: Assessoria de imprensa Coocam.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo