Fertilizantes enriquecidos com Algen comprovam maior produtividade no campo

A empresa Oceana Minerals, parceira da Fecoagro, detentora do registro e da produção do fertilizante especial Algen, publicou os resultados em produtividade alcançados na última safra. Em todas as propriedades em que foram utilizados os fertilizantes da linha NOBRE da Fecoagro com o Algen, ficou comprovado que há aumento expressivo na produtividade no campo, mesmo em situações de estiagem, se comparado com outros tipos de fertilizantes.

Nos estados de SC, PR, RS e MS foram feitos experimentos lado a lado com a utilização do fertilizante Nobre com Algen, variando a quantidade conforme a região. A área plantada com Algen demonstrou mais resultados positivos na produtividade, comparados à mesma área sem o Algen.

Em Xanxerê, por exemplo, na propriedade de Cladi Antonio Citron Bortoli, registrou-se aumento de 5,1 sacos de soja por hectare.  A produtividade padrão sem Algen foi de 64,2 sacos comparada à área em que foi utilizado adubo Nobre com Algen, que resultou em 69,3 sacos por hectare.

Em Irineópolis, no Planalto Norte, na propriedade de Diego Leich, o aumento de produção por hectares foi de 2,8 sacos por hectare. O padrão de produção foi de 82,8 sacos e aumentou para 85,6 sacos por hectare com a utilização do Nobre com Algen.

Em Major Vieira, o resultado foi 7,7 sacos a mais e, em Campos Novos, na propriedade de Rodrigo Leonir Nohatto, foram 12 sacas a mais por hectare, mesmo sendo uma das regiões atingidas pela estiagem.

Em Barracão, no RS, a produção de soja plantada com fertilizante Nobre com Algen resultou em 3,4 sacos a mais por hectare. Em Curitibanos, 6,3 sacos a mais, e em Água Doce, 7 sacos a mais por hectare.

Nas lavouras de milho, também se registrou maior produtividade em uma propriedade que utilizou a linha Nobre com Algen, apesar de ter sido atingida pela estiagem. Em Santo Antonio do Sudoeste do PR, o senhor Adamir Batistella, colheu 22,4 sacas de milho a mais por hectare, na área em que utilizou a linha Nobre com Algen. No sistema padrão, devido à seca, foram colhidos 84,2 sacos, comparados à adubação com Algen, que resultou em 106,6 sacos por hectare.

Em Campos Novos, na propriedade do senhor André Didomênico Silva, foram produzidos 9 sacos a mais de milho nas lavouras plantadas com Algen. A produtividade padrão foi de 94 sacos, e com Algen chegou a 103 sacos. Na média da região, o incremento com o uso de Algen chegou a 14 sacos a mais por hectare.

Os fertilizantes Nobre com Algen também beneficiam as lavouras de hortifruti. Em Fraiburgo, o produtor de cebola Everaldo Ribeiro, colheu 3,1 toneladas a mais por hectare. No plantio padrão, sem Algen, produziu 70,9 toneladas por hectare, e a lavoura com Nobre mais Algen chegou a 74 toneladas por hectare.

O gerente comercial da Oceana, André Emmel Mario, disse que a safra passada não foi a melhor para referenciar a diferença, haja vista a forte estiagem que distorceu a produtividade em muitas regiões. Mesmo assim, foi possível comprovar que o agricultor colhe mais quando usa a linha Nobre com Algen. A razão custo-benefício está comprovada. Mesmo investindo um pouco mais para adquirir um fertilizante diferenciado, se ganha no mínimo o dobro do que se investiu.

O Algen é um fertilizante adicionado às fórmulas dos fertilizantes químicos, contém micronutrientes e mais de 70 elementos naturais e orgânicos, além de uma estrutura física com alta porosidade, que proporciona uma alta superfície de contato e reação e permite uma liberação rápida de seus nutrientes e condicionamento do solo. O produto também possui carbonato de origem vegetal e uma fração orgânica rica em aminoácidos e polissacarídeos. Em SC, o Algen é distribuído com exclusividade pela Fecoagro, que adiciona essa matéria-prima às demais na linha Nobre, produzida na fábrica de São Francisco do Sul.

 

 

 

 

Fonte: Fecoagro/SC.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo