FAESC Participa de debate da CNA sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário

A Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil se reuniu, para discutir a atuação do Sistema CNA/Senar no Programa Nacional de Crédito Fundiário  – Terra Brasil. O presidente do colegiado, vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, coordenou o encontro.

O Programa é uma iniciativa do governo que oferece condições para a compra de imóveis rurais por meio de um financiamento de crédito. Além da terra, os recursos financiados podem ser utilizados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo.

Para ajudar os trabalhadores rurais e agricultores a acessar e entender como o programa funciona e quais os seus benefícios, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), desenvolveu um curso online gratuito, com carga horária de 54 horas e turmas com 200 vagas.

Durante a reunião da Comissão de Empreendedores Familiares Rurais, a coordenadora de EaD do Senar, Ana Ângela Sousa, apresentou os módulos do curso e destacou que ao longo de todo o conteúdo o participante contará com acompanhamento e orientação de educadores.

A Faesc foi a primeira federação credenciada no CET para atuar como certificadora para prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural na elaboração de projetos técnicos e de financiamento, bem como de orientação técnica para implantação dos projetos e encaminhamento das propostas em parcerias com os Sindicatos Rurais filiados. O Senar de Santa Catarina já está participando do programa e servindo como um piloto para que as outras regionais possam participar efetivamente.

Para colocar o Plano em prática no Estado foi assinado termo de parceria técnica entre o Sistema Faesc/Senar-SC, a Secretaria de Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, a Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado de SC (Fetaesc) e Federação da Agricultura Familiar de SC (Fetraf-SC).  Foi realizada uma oficina técnica para ajustes e aprimoramento do programa em Santa Catarina.

Fonte: MB Comunicação

Leave a Comment

Pular para o conteúdo