Projeto patrocinado pelo Sicoob Crediauc entrega oito mil mudas de erva-mate

A equipe cogestora que administra o Parque Estadual Fritz Plaumann no interior de Concórdia/SC promoveu a distribuição de oito mil mudas de Erva-Mate para um grupo de 20 agricultores que residem no entorno da reserva florestal localizada no interior do município. Na ocasião, foram entregues 400 unidades da planta para cada família ali representada.

As mudas disponibilizadas são produzidas no horto botânico da Usina Hidrelétrica de Itá e estão contempladas no projeto de “Implantação de Arranjo Sustentável para a Produção de Erva-Mate”, o qual tem o Sicoob Crediauc como um dos patrocinadores. A instituição financeira auxilia no pagamento de uma consultoria técnica que é oferecida mensalmente aos produtores pelo Sebrae, entidade que também apoia a iniciativa.

O projeto que engloba 10 comunidades e 30 produtores rurais localizados nas adjacências do Parque Fritz Plaumann, conta ainda com as parcerias do IMA – Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, Consórcio Itá e Secretaria de Agricultura de Concórdia/SC. Além dos agricultores que participam atualmente, mais 150 estão aguardando a oportunidade de serem inseridos no projeto numa fase subsequente.

Levantamento feito em 2017 pelo IBGE, demonstra que o município de Concórdia/SC ostenta a 1ª posição no estado em número de produtores (753), 2º em número de toneladas produzidas (8.6 mil) e 3º em quantidade de pés de erva-mate plantados (3.3mil). A intenção com a realização desse projeto é aumentar consideravelmente a disponibilidade de erva-mate processada/mês, especialmente dentro do núcleo de produtores participantes.

Para tanto, a expectativa é a de plantar nas propriedades rurais já mapeadas, aproximadamente mais um milhão de novas mudas, o que irá cobrir uma área equivalente a 400 hectares. Para o presidente do Sicoob Crediauc, Paulo Renato Camillo, “iniciativas como essa privilegiam a sustentabilidade, valorizam a cultura da erva-mate na região, oportunizam ao agricultor ampliar e melhorar a sua renda, resultando na permanência das famílias no campo. É também uma forma positiva de despertar nos jovens o interesse pela atividade, garantindo a sucessão nas propriedades e a perenidade do negócio”, avaliou.

Fonte: Sicoob Crediauc – Assessoria de Comunicação

Leave a Comment

Pular para o conteúdo