25 de julho Dia do Colono e do Motorista / Dia do aniversário de 47 anos da Fecoagro!

Dia 25 de julho é um dia dedicado ao colono que escolheu como princípio de vida fazer brotar na terra o sustento de toda população. O colono  espera a cada colheita que seu trabalho seja reconhecido. Que enfrenta frio e calor intenso na luta para produzir o pão de cada dia que vai para mesa de todo brasileiro.

A definição do 25 de julho como Dia do Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul. A data simboliza a chegada da primeira leva de imigrantes à cidade de São Leopoldo.

O dia 25 de julho também é o Dia do Motorista em homenagem ao protetor dos motoristas e dos viajantes: São Cristóvão. Em sua história, ele viveu na Síria e seu martírio aconteceu no século III. “Cristóvão” significa “aquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo”. O dia é dedicado ao motorista que com muita dedicação e esforço transporta tudo o que é produzido, cortando estradas de Sul a Norte. Que fazem de seu caminhão a sua casa vivendo na estrada para tirar o seu sustento. Que se emociona na saída já ansioso pela chegada.

No dia 5 de setembro de 1968 foi sancionada, pelo então presidente Artur da Costa e Silva, a Lei nº 5.496, que instituiu oficialmente o “Dia do Colono”.

Neste dia tão especial queremos homenagear essas duas classes tão importantes para o desenvolvimento do nosso país. Ao colono que do suor do seu rosto e do seu trabalho digno tira o seu sustento e ao motorista que na incerteza das estradas da vida, mesmo diante de todas as dificuldades, faz de sua vida uma estrada de certezas. Ao Colono e Motorista nossa homenagem, nosso reconhecimento e nossa admiração.

Aniversário da Fecoagro

Neste dia 25 de julho também comemoramos o aniversário de 47 anos de fundação da Fecoagro. Entidade formada em 1975 sob a liderança de Aury Luiz Bodanese, à época presidente da Cooperalfa, juntamente com presidentes de outras 12 cooperativas de todas as regiões do Estado.

Cada pedaço de chão, cada palmo de terra, tem um pouquinho de nós: do cooperativismo e da Fecoagro. Surgimos assim, devagarinho, sem muitas pretensões. Mas com o passar do tempo ganhamos espaços e alguma notoriedade.

Nos firmamos como referência nacional em integração e intercooperação. Isso é fato. E modéstia à parte, ninguém faz esse papel melhor que nós.

Nesses 47 anos, muitos daqueles líderes que desenharam essa obra, essa relação de negócios, já não estão mais conosco. Principalmente o seu Aury Bodanese, o arquiteto dessa construção e que teve na sua sucessão Mario Lanznaster, outro personagem ímpar que deixou sua marca na Fecoagro e no cooperativismo.

Mas pra chegar até aqui a união, as boas relações e o convívio harmonioso dos conselheiros foram imprescindíveis. A gente brinca, internamente, que a Fecoagro é o espaço mais democrático que existe. As opiniões podem ser divergentes, mas o consenso sempre prevalece.

Hoje somos a maior indústria de fertilizantes do Estado, com uma planta moderna, em constante transformação, que produz perto de QUINHENTAS mil toneladas de adubos.

A Central de Negócios, mais moderna e melhor posicionada, tem feito uma diferença enorme nos processos de compras conjuntas, que geram economia para as cooperativas e seus associados. Em pouco mais de dez anos as sobras devolvidas para as cooperativas filiadas, ultrapassaram dos CEM milhões de reais.

A área de Convênios é outro “case” de sucesso. Uma verdadeira parceria público/privado. Há 20 anos o Governo do Estado nos deu a missão de operar um projeto, chamado de TROCA-TROCA, cujo objetivo era levar dignidade ao homem do campo, com insumos de qualidade e tecnologias avançadas.

Aperfeiçoamos a comunicação, com parceiros importantes, que fazem a nossa voz chegar mais longe e mais forte. Estamos no rádio, na internet, nas redes sociais e na televisão. Estamos por todos os cantos e em várias plataformas. Porque comunicar é interagir e interagindo intercooperamos.

O grupo Fecoagro é um conglomerado de DEZ cooperativas singulares, mais a central, Aurora Coop. Somos quase SETENTA mil famílias envolvidas nesse mundão rural, com faturamento conjunto de mais de R$ 20  bilhões de reais. Um gigante que cresce sem, jamais, perder a ternura e a aproximação com o ser humano – o cooperado – .

E assim, graças a muitos personagens, grandes parceiros, inúmeros entusiastas e principalmente ao produtor rural associado, conquistamos Santa Catarina e com energia para conquistar o Brasil.

Fecoagro há 47 anos integrando, cooperando, difundindo o cooperativismo e o agronegócio em SC. Junto somos mais fortes.

A Fecoagro desde sua fundação já teve 11 presidentes. Todos presidentes ou dirigentes das cooperativas filiadas, eleitos pelas cooperativas.

Os Conselhos de Administração e Fiscal da Fecoagro são compostos por dirigentes das cooperativas. Todas as associadas participam de um ou outro conselho.

Já foram presidentes nestes 47 anos: Aury Luiz Bodanese, Luiz Carlos Chiocca, Odacir Zonta, Erico Frederico Gebler, José Zeferino Pedrozo, Luiz Hilton Temp, Neivor Canton, Marcos Antonio Zordan, Luiz Vicente Suzin, João Carlos Di Domenico e Claudio Post.

Atualmente o presidente é Arno Pandolfo, que também é o presidente da Cooperitaipu, de Pinhalzinho.

Ele fala da importância da Fecoagro para o cooperativismo catarinense:

 

Fonte: Fecoagro/SC.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo