Fecoagro 47 anos: empresários e autoridades falam sobre o sucesso do cooperativismo em SC

No dia 25 de julho a Fecoagro completou 47 anos de fundação. Diversos eventos na mídia e nos meios agropecuários foram realizados para registrar a data. A Fecoagro surgiu para unir, integrar, intercooperar e ser o braço comercial e institucional das cooperativas agropecuárias de SC.

Durante o jantar comemorativo, ocorrido no dia 29 de julho, onde foram prestadas homenagens a  diversas lideranças  que tem contribuído para o sucesso da Fecoagro e das cooperativas, a TV COOP estava ao vivo e ouviu  autoridades, políticos, e lideranças para falar sobre a Fecoagro  e o cooperativismo de SC. Dentre as pessoas que participaram das entrevistas, Paulo Eli, secretário de Estado da Fazenda, em  seu discurso ele abordou dois temas. Um positivo e outro negativo, que foram objetos de comentários de bastidores de inúmeras lideranças. O seu posicionamento em relação ao programa Terra Boa, o Troca-Troca, foi considerado inoportuno para o momento. Paulo Eli reclamou em público dos custos do programa executado pela Fecoagro. Ele disse que os custos que a  Fecoagro tem para executar o programa tem  é muito alto. Certamente ele não tem informação de quanto custa operacionalizar o programa, quais as despesas que a Fecoagro tem no processo, e quanto custaria se o governo tivesse que fazer sozinho esse programa, que já é tradicional e de sucesso.

De positivo  Paulo Eli anunciou que está trabalhando para que seja revertida a posição do CONFAZ, Conselho dos secretários de Fazenda de todos os estados, de tributar os fertilizantes. Ele disse que SC continua não tributando, mas está em desacordo com o que o CONFAZ decidiu. Mas defende que os fertilizantes não devam ter ICMS, e por isso vai defender essa tese no CONFAZ. A conferir. Mas em sua entrevista à TV COOP, o secretário Paulo Eli, elogiou a parceria da Fecoagro com o Governo do Estado e destacou a importância do cooperativismo para o agricultor catarinense:

 

Fonte: Fecoagro/SC.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo