Cooperativistas catarinenses vinculados à Aurora Coop realizam diversas visitas no Nordeste brasileiro

A delegação de cooperativistas vinculada à Aurora Coop fez já duas visitas importantes no Nordeste brasileiro. Conheceram a represa do Sobradinho, um reservatório de água que produz energia elétrica para grande parte do consumo da região. O lago de Sobradinho, que fica no Estado da Bahia, na divisa com Pernambuco, é um dos maiores lagos artificiais do mundo, tem 4.214 quilômetros quadrados. Foi construído na década de 70 e represa águas do Rio São Francisco e abastece a Usina de Sobradinho, uma das maiores do país. Para fazer a barragem, foram relocadas mais de 12.000 famílias.

No percurso de Petrolina no Pernambuco a Sobradinho na Bahia, os cooperativistas puderam ver extensas lavouras de frutas, todas irrigadas com as águas captadas no Rio São Francisco. É impressionante a paisagem dessa região, comparando áreas irrigadas totalmente verdes e as caatingas não irrigadas, todas secas, mas que retornam à situação normal quando chove. Na região chove apenas 300 milímetros por ano.

Também na mesma região o grupo visitou a Vinícola Terranova, do Grupo Miolo, do Rio Grande do Sul. A empresa tem uma área de 700 hectares e plantação de uva de 200 hectares. É totalmente irrigada e produz uva, vinho, espumante e conhaque em todas as épocas do ano. A cantina local do Miolo produz 5 milhões de litros de vinhos, espumantes e conhaque por ano, sendo que 70%  é produção de espumante. Realmente uma maravilha de verde em meio às caatingas do Nordeste. A vinícola Terranova está na região há 20 anos, fazendo bebidas no sertão brasileiro, próximo ao Rio São Francisco.

As cooperativas filiadas à Aurora Coop também realizaram a sua reunião mensal em Petrolina. Na pauta, as perspectivas de mercado das carnes e do leite e a preocupação da Aurora com o próximo ano. No programa de amanhã teremos uma entrevista com o presidente da Aurora, Neivor Canton, que vai falar sobre os assuntos da reunião. Ainda teremos nas próximas notícias visitas a mais duas cooperativas: a CAJ de Juazeiro, na Bahia, e a Coopervale, em Petrolina, no Pernambuco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Fecoagro/SC.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo