O Nordeste avança no agro

Por Ivan Ramos diretor executivo da Fecoagro/SC.

Uma recente iniciativa da Cooperativa Central Aurora Coop, de SC, levando os dirigentes das suas cooperativas associadas ao Nordeste do país, possibilitou que os líderes sulinos pudessem constatar que também aquela região tem condições de oferecer importante contribuição para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. A falsa ilusão de que no Nordeste não se produz nada, que a seca impossibilita a prática da agricultura, e que a pobreza impede o desenvolvimento da população, pôde ser contra-argumentada pelos integrantes da comitiva da Aurora.

Foi possível verificar que na região de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia, o progresso agrícola está presente, comprovando que com vontade política e disposição de empresários e produtores, é possível de superar adversidades, até mesmo da natureza. Com o aproveitamento da abundância das águas do Rio São Francisco na viabilização de projetos de irrigação, se conseguiu garantir produção em extensas áreas, transformando a região no oásis da fruticultura irrigada, conquistando o mercado interno e externo, com frutas de alta qualidade e reconhecimento internacional. Petrolina, no oeste de Pernambuco, e Juazeiro, no norte da Bahia, lideram uma região invejável de desenvolvimento agrícola.

Os cooperativistas catarinenses que atuam em uma região bem diferente no que diz respeito as atividades agropecuárias, ficaram surpresos com a pujança na fruticultura com uma atividade econômica rentável em pequenas áreas, que consegue gerar riquezas e melhoria na qualidade de vida em uma região antes não reconhecida como produtiva. A viagem dos cooperativistas catarinenses proporcionada pela Aurora e pelo Sescoop, serviu para comprovar que com trabalho, dedicação, união, e tecnologia, pode-se ultrapassar barreiras outrora consideradas intransponíveis. E o cooperativismo está presente. A formação de cooperativas de produtores de frutas, otimizou custos, profissionalizou os produtores e ampliou resultados aos cooperados na produção e comercialização no mercado interno e externo. O Nordeste agrícola tem jeito, basta que os políticos assim queiram, e ensinem a pescar e não apenas dê o peixe.

O Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, construído com a barragem de Sobradinho, pode ser considerado um investimento federal que merece reconhecimento.  Possibilitou o desenvolvimento da região, em que pese os eventuais desvios de conduta dos políticos que pode ter ocorrido durante sua construção.  Tem trazido oportunidade de desenvolvimento de uma região que se transformou devido essa iniciativa dos governos dos anos 70. Foi acertada a decisão da Aurora Coop de levar lideres cooperativistas do Sul para conhecer a realidade agrícola do Nordeste. 

Também tiveram a oportunidade de avaliar a aceitação e o desempenho dos produtos Aurora na região, e também conhecer a estrutura operacional da Central de Distribuição da cooperativa na região Nordeste, que tem conquistado mercados importantes, valorizando ainda mais o trabalho dos produtores rurais associados das cooperativas. Além disso a convivência dos dirigentes por uma semana, também contribuiu para a aproximação e a valorização do sistema de integração cooperativista em SC.

Fonte: Fecoagro/SC.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo