Dia de Campo de Culturas de Inverno Copercampos reúne técnicos, associados e estudantes

Evento especial de 2022 contou com Fórum do Trigo para debater oportunidades e desafios com a cultura.

A Copercampos promoveu em 26 de outubro, no Campo Demonstrativo, em Campos Novos/SC, o tradicional “Dia de Campo – Culturas de Inverno”, evento para difusão de conhecimentos sobre cereais e forrageiras cultivadas no período.

O evento de 2022 contou com atrações especiais. A Copercampos, com patrocínio da BASF e apoio do Destaque Rural realizou o 1º Fórum do Trigo – Desafios e Oportunidades, reunindo palestras sobre temas relevantes para o desenvolvimento e investimento assertivo no cereal. O Fórum contou com três palestras sobre temas essenciais para que o agricultor eleve os patamares de produtividade e tenha rentabilidade com a atividade.

A tradicional visitação nos ensaios de trigo, aveia, triticale e centeio, além de mix de coberturas apresentou aos visitantes, o trabalho desenvolvido pela equipe de pesquisa do Campo Demonstrativo, especialmente no trabalho de avaliação de fungicidas para controle de doenças nos cereais de inverno. As empresas parceiras apresentaram novas cultivares de trigo e triticale aos agricultores, demonstrando o potencial de produção destas novas variedades para que os agricultores possam tomar decisões de plantio na próxima safra. A Copercampos apresentou ainda os mix de coberturas de inverno.

Parceira da Copercampos no Dia de Campo, a BASF realizou o evento “Cultivando Trigo”, com apresentação do portfólio da empresa para manejo da cultura em uma visitação dinâmica e explicativa.

O consultor em gerenciamento de riscos da StoneX, Leonardo Martini, apresentou os cenários econômicos e de mercado das culturas de trigo, soja e milho, além de destacar informações sobre o câmbio. Leonardo repassou a mensagem de que o produtor deve estar atento aos custos de produção e travar negócios para ter margem de lucro. “A perspectiva de produção de trigo é muito boa para esta safra e temos também boas expectativas com a produção da safra verão que está se iniciando agora com o plantio. O cenário de preços do trigo deve se manter, mas temos a safra de verão com essa expectativa de excelentes produtividades que deve mexer um pouco nos preços de soja e milho, mas o produtor deve aproveitar as oportunidades, vendendo também neste momento de incertezas. É preciso calcular receitas e assim, realizar negócios”. ressaltou.

Cereais de inverno num Agro de oportunidades, foi o tema abordado por Giovani Faé, da Embrapa Trigo de Passo Fundo/RS. Giovani repassou informações sobre os fatores que agregam em produtividade na cultura do trigo, com exemplos de manejo, utilização de genética dos materiais de acordo com as particularidades de cada propriedade, além de apresentar resultados da eficiência na produção de trigo no sul do país. “Há nas culturas de inverno muitas oportunidades e os produtores devem avaliar essas culturas, realizar investimentos para ter mais uma alternativa de renda na propriedade. Temos cultivares de trigo, triticale e cevada, por exemplo, com ciclos rápidos e com diferentes características, como o trigo duplo-propósito, então o agricultor deve sim, olhar com atenção estas culturas e investir na que mais se encaixa na propriedade, até para manter o solo coberto com sustentabilidade, ou seja, produzindo renda”.

Na palestra sobre Manejo de Giberela e DON, Flávio Chupel Martins, supervisor de Fitopatologia da Biotrigo, destacou o uso de produtos para manejo da doença, com resultados de campo a fim de gerar qualidade ao trigo. “As condições climáticas da Região Sul são favoráveis a giberela, e precisamos ter estratégias de manejo de controle a doença e temos que usar cultivares com resistência, mas sem deixar de utilizar os fungicidas, especialmente no período de florescimento”.  A 1ª edição do Fórum foi híbrida (presencial e virtual), com transmissão ao vivo pelo Destaque Rural, tanto no YouTube como no Facebook.

Fonte: Copercampos.

 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo