Sistema OCB apoia HUB CNA Digital

Para identificar e disponibilizar soluções tecnológicas que conectem startups com as cooperativas, empresas, investidores, institutos de tecnologia e universidades, o Sistema OCB vem apoiando, e é parceira da iniciativa da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) denominada HUB CNA Digital. Um espaço foi inaugurado e  conta com estações de trabalho, salas de reuniões, cabines para conferências e espaços para convivência e eventos.

“Não tenho dúvidas de que o HUB de Inovação da CNA irá contribuir para acelerar a digitalização no campo. Na largada, já são cinco desafios importantes e todos em sinergia com as pautas do Ramo Agro do cooperativismo”, parabenizou Robson Silva, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB.

Durante o evento foram lançados cinco desafios para que as startups apresentem soluções. São eles: conectividade no campo; seguro paramétrico; rastreabilidade animal; pagamento por serviços ambientais – crédito de carbono; e comércio eletrônico. Cada projeto receberá R$ 150 mil (de um total de R$ 750 mil) e terá 12 meses para desenvolvimento.

O presidente da CNA, João Martins, ressaltou que a agropecuária passa por um novo ciclo de desenvolvimento e carece que as tecnologias cheguem ao campo com mais velocidade e dinamismo, inclusive para pequenos produtores.

“Essa quarta revolução da agropecuária, chamada de Agro 4.0, apresenta mais um importante desafio: capacitar os produtores rurais e difundir tecnologia para o processo de digitalização das propriedades. As soluções tecnológicas aqui pensadas e desenvolvidas serão disponibilizadas de forma acessível e adaptada às diversas realidades brasileiras utilizando a rede de assistência técnica”, disse Martins.

Para o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, o espaço será “um criadouro de startups”. Montes frisou que estas soluções, em especial, para a rastreabilidade da produção animal e vegetal, é fundamental, pois representa uma lacuna que abre espaço para críticas internacionais à sustentabilidade do agronegócio nacional.

Fonte: Sistema OCB *Com informações da assessoria da CNA.

 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo