Copérdia aprimora análises de leite nas propriedades

Equipamento está à disposição da equipe da cooperativa.

Os nutricionistas da área de fomento de leite da cooperativa Copérdia já estão  utilizando o aparelho NIR Portátil. Com investimento de 263 mil reais, a ferramenta importada serve como inovação na análise da qualidade de alimentos nas propriedades.

Conforme o gerente da área, Flávio Durante, as visitas técnicas passarão por significativa mudança com o uso da novidade. “Até então, o profissional coletava uma amostra, por exemplo, de silagem ou feno, a embalava, identificava, enviamos para um laboratório externo e, depois, esse laboratório nos devolvia um laudo”, relata, mencionando que o tempo de espera será menor com o NIR.

Flávio destaca o papel do equipamento na assertividade na composição da rotina alimentar para os animais. “Vai permitir que nosso nutricionista analise os alimentos na hora e – a partir dessas informações – nosso profissional pode definir a melhor dieta para o rebanho”, argumenta.

A equipe técnica da Copérdia  tem sido treinada sobre o uso do NIR, e espera-se que seu impacto ajude a melhorar a produtividade do rebanho e, também, a minimizar perdas.

Bons resultados na colheita.

Por outro lado, segundo a Copérdia, a colheita do trigo na região segue firme  este ano. Aumentaram bastante as áreas dessa cultura nas regiões de atuação da Copérdia.  A produtividade tem surpreendido.  O lançamento TBIO CALIBRE chegou a fechar a produção em 91 sacas por hectare em Capinzal.

“Apesar da produção estar boa (PH alto), devemos ficar atentos à colheita pós chuva, devido aos grãos estarem expostos, podendo  gerar germinação na espiga, neste caso, comprometendo um componente específico da qualidade de panificação, da qual ainda não conseguimos mensurar na classificação – o falling number”, destaca a gerente da Unidade de Beneficiamento de Sementes, Franciely Moschen.

Fonte: Notícias Copérdia novembro/2022

 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo