Faesc encerra o ano com Seminário de Líderes Rurais e Assembleia Geral

Temas da atualidade do agronegócio catarinense e brasileiro estiveram em pauta no Seminário Estadual de Líderes Rurais que a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) promoveram no Favorita Golden & Eventos, em São José, na Grande Florianópolis. O Seminário reuniu uma centena de dirigentes dos Sindicatos Rurais do Estado.

A programação foi coordenada pelo presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo. A comunicadora Camila Telles palestrou sobre o tema “Agro: o que muitos vivem e poucos conhecem”. A gaúcha Camila é filha e neta de produtores rurais. Graduada em Relações Públicas e ex-assessora de comunicação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), tornou-se uma das maiores influenciadoras digitais do agro, com quase 300 mil seguidores nas redes sociais. Manifestou preocupação com a visão distorcida que alguns setores da sociedade – especialmente os jovens – têm do agronegócio. Muitos jovens acreditam que o agro mata, envenena e destrói. É preciso mostrar que o agro, na verdade, preserva, salva e protege porque é de sua essência ser sustentável para ser perene.

Após a conclusão do Seminário Estadual de Líderes Rurais foi iniciada a Assembleia Geral Ordinária, cuja pauta principal estava orientada para a análise e a aprovação da previsão orçamentária para o exercício de 2023. O administrador Luiz Alberto Ferla, da empresa DOT, apresentou os novos portais do Sistema FAESC/SENAR e da metodologia EAD (educação à distância) e suas respectivas funcionalidades, que estão à disposição do público.

O presidente Pedrozo relatou o programa AgroBrazil, cuja missão em Santa Catarina foi transferida de dezembro de 2022 para março de 2023 em consequências das chuvas e dos riscos geológicos que surgiram. Também comentou sobre a eleição para presidência do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, cargo que assume em janeiro em nome da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Desde o surgimento do Sebrae será a primeira vez que um dirigente do sul do Brasil ocupará tal posição. Pedrozo também analisou o resultado das eleições em Santa Catarina, destacando otimismo com a futura administração do governador Jorginho Mello e também do futuro Secretário da Agricultura, ex-deputado federal Waldir Colatto.

A etapa final da Assembleia consistiu da assinatura do termo de cooperação técnica e financeira entre o SENAR/SC e os Sindicatos, bem como da entrega de um computador da marca DELL para cada Sindicato Rural filiado à FAESC.

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR, por MB COMUNICAÇÃO

Leave a Comment

Pular para o conteúdo