Cooperativa Frimesa inaugura maior frigorífico de suínos da América Latina

A Frimesa – Cooperativa Central, inaugurou o novo frigorifico considerado  o “maior projeto agroindustrial de sua história”. O maior frigorífico de suínos da América Latina. A nova estrutura está localizada no município de Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná. A nova fábrica está programada para dar início às atividades a partir de janeiro de 2023.

O novo espaço deverá ser responsável pelo abate diário de pelo menos quatro mil animais. A expectativa, contudo, é chegar daqui uma década à capacidade máxima de 15 mil suínos sendo abatidos por dia. Conforme ressalta o diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella, isso será possível a partir de ações em conjunto das cooperativas filiadas.

“Nosso planejamento diz que é necessário o abate de 7,5 mil suínos por dia para alcançar o ponto de equilíbrio”, afirma Vanzella. “Acredito que, com os esforços dos associados das cooperativas filiadas, logo chegaremos ao necessário. Todavia, a capacidade deste novo frigorífico é 15 mil suínos por dia, quantidade que alcançaremos ao longo de alguns anos”, reforçou.

A Frimesa, de acordo com o diretor-presidente, é focada no mercado interno, com produtos de valor agregado, mas também é preparada para as oportunidades de mercado internacional. “As nossas exportações andavam na casa dos 5% do faturamento; hoje passam dos 20, chegando até 25%”, frisou.

As obras para a construção daquele que chega ao mercado para ser o maior frigorífico de suínos da América Latina começaram em 2017. O espaço conta com 148 mil m² de área construída, em um terreno de 115 hectares. Segundo a Frimesa, R$ 1,240 bilhão foi investido no frigorífico, além de outros R$ 2 bilhões direcionados para a cadeia produtiva. Com a perspectiva de gerar 8,5 mil empregos diretos e indiretos, a meta da empresa é atingir a capacidade de abater 15 mil suínos por dia em até dez anos (2032).

A Frimesa é uma  cooperativa central formada por cinco cooperativas agropecuárias: Copagril, C.Vale, Copacol, Lar e Primato. Ela é a 1ª colocada no Paraná em abate de suínos, a 4ª maior empresa do Brasil nesse segmento e está entre as 10 maiores indústria de lácteos no País.

Fonte: Canal Rural (Fotos: O Presente).

Leave a Comment

Pular para o conteúdo