Aurora Coop estimula Programa Propriedade Rural Sustentável

O assessor de suinocultura e coordenador do Programa Propriedade Rural Sustentável Aurora, Sandro Luiz Treméa, destaca que os produtores rurais atendidos pelo programa  Encadeamento Produtivo podem ser certificados como “Propriedade Rural Sustentável”.

“O Programa é um guarda-chuva de todos os projetos implementados pela Aurora Coop, como o De Olho e o QT, por exemplo, os quais também fazem parte das atividades desenvolvidas no Encadeamento Produtivo, somados a todos os outros programas que a Aurora desenvolve”, pontuou.

De acordo com Treméa, a certificação reconhece os produtores que colocam em prática os conceitos de cada um dos programas realizados. “São feitas auditorias uma vez ao ano nas propriedades rurais que foram habilitadas e o produtor que atingir uma pontuação de no mínimo 85% da nota prevista é certificado e pode ser bonificado com um valor a mais”.

Durante o ano de 2022 foram auditadas 359 propriedades entre produtores de suínos, aves e leite. “Em 2021 a Aurora entregou R$ 952 mil em bonificações aos produtores certificados e este ano a previsão é chegar a R$ 1,5 milhão em bonificações”, explicou o assessor de suinocultura.

Os indicadores avaliados incluem itens nos eixos econômico, ambiental e social. No eixo econômico são avaliadas a planilha de receitas e despesas, o balanço patrimonial e a rentabilidade da atividade. Na questão ambiental envolve a economia e reaproveitamento de água, preservação do meio ambiente, destino adequado dos dejetos e dos animais mortos. No social são analisadas ações comunitárias, ou seja, se o produtor participa ativamente do sistema cooperativo. “As propriedades atendidas por meio do Encadeamento Produtivo também podem ser certificadas, desde que cumpram todos os requisitos”, complementou Treméa.

O “Encadeamento Produtivo Aurora Coop: Suínos, Aves e Leite” é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Sebrae, do Senar, do Sescoop, do Sicoob, da Cooperalfa, da Itaipu, da Auriverde, da Coolacer, da Copérdia, da Caslo, da Cooper A1 e da Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, do Sicredi, da Cooperalfa, da Cooper A1 e da Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Cooasgo e Cooperalfa.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional.

 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo