Autoridades do setor agro falam sobre as expectativas para 2023

O  programa  de rádio semanal da Fecoagro, deste último final de semana do ano,  veiculado em 70 emissoras de  SC, destaca novas  análises e considerações  das  autoridades  ligadas ao agro e do cooperativismo catarinense. Deputados estaduais e o futuro secretário da Agricultura, Valdir Colatto, deixam suas mensagens aos agricultores e cooperativistas  de SC.

A Assembleia Legislativa de SC tem sido um órgão importante para defesa dos interesses dos agricultores, do agronegócio e do cooperativismo de SC, nos projetos ou reivindicações e os deputados tem contribuído para aprovar leis de interesse do setor, ou para defender causas em outros órgãos governamentais.

Dentro da Assembleia Legislativa existem dois órgãos importantes diretamente ligados ao setor. A Comissão de Agricultura que propõe ou analisa propostas e projetos para o agronegócio e  o cooperativismo; e a Frencoop – Frente Parlamentar do Cooperativismo, que reúne 25 deputados que aderiram ao órgão, e que participam das ações de interesse do setor cooperativista.

Vamos inicialmente ouvir o presidente da Comissão de Agricultura da Alesc, engenheiro agrônomo, servidor da Epagri, deputado José Milton Scheffer:

 

O deputado Moacir Sopelsa, é um parlamentar de seis mandatos na Assembleia Legislativa de SC. Também já foi duas vezes secretário da Agricultura, também presidiu a Comissão de Agricultura da Casa e, atualmente, além de presidente da Frencoop, também é o presidente da Assemblei Legislativa. Deve deixar o cargo e a Casa em fevereiro, pois não se candidatou mais na última eleição. Sopelsa sempre foi um defensor do setor agropecuário e do cooperativismo em SC. Vamos ouvir o que tem a  dizer o deputado Moacir Sopelsa, talvez numa última participação como deputado, aos nossos programas:

 

O ex-deputado Valdir Colatto, engenheiro agrônomo da região de Xanxerê, também é outra liderança catarinense que tem defendido o agronegócio no Estado e no País. Como deputado federal por diversas legislaturas, sempre batalhou pelas causas dos agricultores, tendo sido presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária no Congresso Nacional, e também líder em diversas comissões na Câmara dos Deputados. Foi o criador do projeto de lei do Código Florestal em nível nacional, e ativo participante em eventos  ligados ao agronegócio. A partir de janeiro, vai ser o secretário da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural do Estado. Tem dito que vai manter e ampliar os programas eficientes já existentes na Pasta, vai priorizar  investimentos na infraestrutura para acesso às propriedades, com energia e internet de qualidade, e estradas vicinais para entrega de insumos e recolhimento da produção agropecuária. Defende um projeto estadual para  implantação de uma renda mínima na atividade agrícola a fim de garantir resultados para o agricultor  se precaver de intempéries ou mesmo de quedas de preços no mercado, para que não  desista da atividade. Valdir Colatto, novo secretário da Agricultura de SC também deixa sua mensagem de final de ano:

 

Fonte: Fecoagro/SC.

 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo