Programa Troca-Troca 2023 será lançado dia 15 de fevereiro em Pinhalzinho

O secretário da Agricultura, Valdir Colatto, já definiu que o lançamento do Programa Troca-Troca 2023  será realizado no próximo dia 15 de fevereiro, em Pinhalzinho, durante a abertura do Itaipu Rural Show, da Cooperitaipu.  Para o evento o secretário pretende que esteja presente o governador Jorginho Mello. O Programa Terra Boa, ou Troca-Troca deste ano vai destinar recursos na ordem de R$ 100 milhões para subsidiar os custos de produção dos programas de sementes de milho, calcário, insumos para forrageiros, apicultura, solo saudável e cereais de inverno.

O programa que vem sendo coordenado pela Fecoagro há 20 anos,  continuará sendo executado pelas cooperativas e casas agropecuárias credenciadas pela Secretaria da Agricultura. Segundo a área de Convênios da Fecoagro e a Epagri, está tudo pronto para ser iniciado, e só se aguarda apenas o start do secretário da Agricultura.

Falando sobre as ações da secretaria da Agricultura, o secretário Colatto disse que para  desenvolver ainda mais o agronegócio catarinense, um dos mais diversificados e competitivos do Brasil, o novo governo do Estado prevê ações como mais infraestrutura ao campo, criação de um seguro agrícola, entrega de títulos de propriedades e criação de fundo com recursos de multinacionais para apoiar pequenos agricultores. O  secretário traz a experiência de sete mandatos como deputado federal, de secretário-adjunto de Agricultura de SC e de superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras.

Um dos projetos prioritários do governador Jorginho Mello é a criação de um seguro agrícola para pequenas propriedades de Santa Catarina. O novo secretário disse que o plano é lançar um seguro de baixo custo, mas que garanta o resultado da safra quando ocorrem eventos climáticos e outros. O projeto terá que ser aprovação da Assembleia Legislativa.

“Eu quero ser um animador do processo de agricultura. Como conheço a agricultura nível Brasil e Santa Catarina, eu quero juntar todo esse potencial técnico da agricultura e pecuária para fazer um trabalho organizado, ordenado com esse pessoal, que é um exército de técnicos de tudo quanto é lado. Temos o Senar, Sesi, Sescoop, cooperativas, Cidasc, Epagri. É um exército de gente. Quero trazer esse pessoal para a mesa, ver o que cada um faz e buscar recursos disponíveis” – disse o novo secretário.

O governo pretende realizar também mais ações para manter o homem no campo, para que as propriedades tenham sucessão. Conforme Colatto, para isso, é preciso levar para o interior internet de qualidade, resolver o problema de falta de água e melhorar estradas vicinais. A maioria dessas vias, hoje, não tem pontes e condições para dar suporte a caminhões.

Valdir Colatto, secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina.

Fonte: Fecoagro/SC.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo