Novo livro sobre o cooperativismo catarinense está pronto e deve ser lançado em março

Já está pronta a primeira edição do livro “Cooperativismo e  Associativismo  em SC, no Contexto da Imigração  Alemã no Sul do Brasil”. A publicação em 438 páginas faz um regate do cooperativismo em SC. Contém artigos de diversas  lideranças do setor cooperativista,  e entrevistas com Harry Dorow e Glauco Olinger.

O surgimento e a trajetória da Fecoagro no contexto cooperativista agropecuário do Estado, ganhou destaque em 12 páginas no livro, (de 321 a 333), com matéria escrita pelo diretor executivo, Ivan Ramos. O título da matéria é “Fecoagro- Há 47 anos praticando e estimulando a intercooperação em SC”. Na sua introdução aos relatos, Ivan Ramos diz que o surgimento de uma sociedade cooperativa de segundo grau segmentada em nível estadual para priorizar negócios conjuntos, reduzir custos e estimular a integração e a intercooperação foi um fator marcante no cooperativismo de SC. Muitas instituições assemelhadas em outros Estados tentaram e não tiveram vida longa nessa missão. Não é fácil unir desiguais em tamanho, mesmo tendo objetivos filosóficos no mesmo rumo, diz o redator.

Como surgiu a Fecoagro; glórias e inglórias na trajetória; a área de  comunicação;  o componente político na gestão; nem tudo foram flores no jardim da Fecoagro;  a sua nova fase; o programa Terra Boa; a Indústria de Fertilizantes; o atual sistema de governança; e o que é a Fecoagro hoje; fazem parte do relato de Ivan Ramos no livro.

A publicação da Editora Oikos, de São Leopoldo – RS, contou com a organização dos temas, artigos, entrevistas e relatos, de Elisandra Forneck; Leandro Mayer e Gilvan Kern, que também têm artigos no livro. Teve o apoio financeiro  da Fecoagro; da  Cooperativa Ceraçá; do BRDE e da Lei de Incentivo à Cultura. Nessa primeira tiragem foram produzidas apenas número reduzido de exemplares para os participantes do livro. Em março os organizadores pretendem fazer uma solenidade para lançamento oficial e distribuição dos livros às autoridades, lideranças e interessados. Contato com editora: Fone 51-3568-2848, contato@ oikoseditora.com.br.

Fonte: Fecoagro/SC.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo