30 de janeiro – o cooperativismo 20 anos sem Aury Luiz Bodanese!

Há 20 anos saia de cena um dos maiores líderes do cooperativismo brasileiro, Aury Luiz Bodanese, o mentor e o empreendedor de tudo que se fez de relevante nesse sistema. Com uma visão arrojada empresarial dinamizou o conceito de cooperativa, industrializando a produção e agregando valor aos produtos. Através desse modelo, ofereceu aos pequenos e médios produtores suporte para competir no mercado, num exemplo para o nosso país, comprovando que o cooperativismo se tornou o caminho mais solidário, mais promissor para o futuro da agricultura catarinense.

Constituiu e presidiu as maiores sociedades cooperativistas de SC, a Cooperalfa e a Cooperativa Central Oeste Catarinense. Fundou e dirigiu todas as entidades do setor, como Ocesc, Fecoagro e Sicoob. Era cidadão honorário de dezenas de municípios. Recebeu honrarias e prêmios de instituições nacionais e internacionais, e repetidas vezes foi eleito liderança nacional dos segmentos agroindustrial avícola e suinícola e cooperativo.

O líder cooperativista faleceu em 30 de janeiro de 2003. Sua personalidade e seus exemplos ainda estão presentes nos meios cooperativistas de SC. Sempre agiu com firmeza, honestidade e humildade nos seus atos como dirigente cooperativista. Ainda  faz falta seus ensinamentos; suas posições fortes em qualquer assunto que era convidado a opinar. Não está mais presente, mas  seu legado e sua simplicidade permanecem na mente de muitos cooperativistas, especialmente àqueles que tiveram a oportunidade de conviver com ele. Fica aqui o registro de saudades com reconhecimento à família Bodanese, à Cooperalfa e à Aurora.

Em um dos eventos com ex-funcionários da Fecoagro, quando ela completou 20 anos, Bodanese defendeu o cooperativismo e disse:

 

Fonte: Fecoagro/SC.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo