Secretário da Agricultura participa de reunião do Conselho da Fecoagro

O secretário da Agricultura, Valdir Colatto, participou em Pinhalzinho da reunião dos Conselhos de Administração e Fiscal da Fecoagro, realizada durante a execução do Itaipu Rural Show da Cooperitaipu. Na oportunidade, Colatto solicitou o apoio das cooperativas para a execução dos programas que pretende desenvolver na sua gestão na Secretaria da Agricultura.

O secretário disse que a Pasta é carente de servidores, trabalha com funcionários cedidos pelas empresas vinculadas e terceirizadas; que os cargos comissionados disponíveis são de salários baixos; e há com dificuldade de conseguir profissionais competentes com os atuais salários que existem no Governo do Estado.

Por essa razão, precisa o apoio técnico das cooperativas e demais entidades do setor agro para poder viabilizar os projetos que pretende desenvolver na secretaria. Por parte da Fecoagro o secretário ouviu o pedido de apoio para melhorar o desempenho do Porto de São Francisco do Sul, que continua provocando atraso no atracamento dos navios para descarregar os fertilizantes e ocasionando custos de estadias exagerados, onerando os custos finais dos adubos para os agricultores.

Arno Pandolfo disse na ocasião que no ano passado somente a Fecoagro pagou mais de 20 milhões de reais em demurrage, no Porto de São Francisco, onerando em mais de 80 dólares por tonelada de adubo. Pleiteou que a secretaria interfira no governo para priorizar as descargas dos fertilizantes, para evitar de onerar ainda mais os custos de produção agrícola.

Durante a solenidade de abertura do Itaipu Rural Show em Pinhalzinho, que também contou com a presença do governador Jorginho Mello, Colatto voltou a destacar suas prioridades na secretaria da Agricultura. Ele quer resolver os problemas hídricos em Santa Catarina com a falta de água para o abastecimento das atividades agropecuárias; quer ampliar a energia trifásica também no campo; quer que a internet chegue mais rapidamente no interior para poder possibilitar que todos os agricultores tenham acesso a esse sistema de comunicação; quer implementar um seguro de renda para que o agricultor não fique dependente de situações climáticas e de mercado; também quer avançar na regularização fundiária e melhorar as estradas vicinais no interior.

Para poder executar esses projetos, ele necessitará de recursos financeiros e pediu apoio ao governador para priorizá-los. Já o presidente da Fecoagro, na ocasião, Arno Pandolfo, disse que precisam ser modificadas as regras do Sistema Troca-Troca, possibilitando que maior número de agricultores participem e assim ampliando o volume de milho ou sementes de milho e também de calcário, a fim de aumentar a produtividade no campo e, consequentemente, ampliar a produção de milho em Santa Catarina.

 

 

 

 

Fonte: Fecoagro/SC (Fotos: Divulgação Fecoagro/SC).

Leave a Comment

Pular para o conteúdo