Fim de mais um projeto de comunicação cooperativista

Por Ivan Ramos diretor executivo da Fecoagro/SC.

A comunicação nas atividades econômicas e socais é um insumo necessário e reconhecido em qualquer parte do mundo. Já dizia o velho guerreiro, Chacrinha, que “quem não se comunica, se trumbica”. No setor cooperativista, esse processo é mais necessário ainda, pois estamos trabalhando com números expressivos de pessoas, que para acreditar e confiar, precisam conhecer o que está sendo feito com transparência nas cooperativas, para  valorizar ainda mais o movimento, que tem méritos indiscutíveis em qualquer atividade econômica.

Portanto, comunicação é essencial no cooperativismo, e todos seus integrantes, especialmente seus líderes e dirigentes, precisam reconhecer e valorizar isso. Mas também precisa ser entendido, que para se comunicar há necessidade de recursos financeiros, porque nada se faz, sem dinheiro. O que precisam é ser bem aplicados os recursos, para que possamos valorizar  o custo-benefício. Como se diz no ditado popular: “do coro tem que sair a correia”.

Em SC, até pelas suas características de pequenas propriedades, a necessidade de união é ainda maior, e para isso a comunicação contribui sobremaneira. As entidades do cooperativismo catarinense estão na vanguarda dessa atividade. Todas investem em maior ou menor intensidade, na área de comunicação, para conscientizar  e valorizar os cooperados, divulgando aquilo que está dando certo e que merece ser destacado para que outros possam também aderir ao sistema.

A Fecoagro, especialmente, de forma natural e espontânea  passou a liderar o  Sistema de Comunicação Cooperativista em SC, sempre em harmonia com as demais entidades de outros ramos. Seus projetos de comunicação são reconhecidos em nível nacional, até porque através do Canal Rural, tem atingido o País inteiro, e através das antenas parabólicas, atingido diretamente o homem do campo. O rádio e a televisão, e recentemente pelas redes sociais, têm sido os instrumentos ideais e incontestáveis de comunicação assertiva executado pela Fecoagro, e valorizados com audiência reconhecida. Infelizmente, por insuficiência de apoio financeiro, o programa o Resenha do Cooperativismo e Agronegócio, veiculado diariamente pelo Canal Rural e pela Record News, sairá do ar a partir de primeiro de março.  Como todos sabemos, fazer televisão diária custa caro, e sem recursos não tem como continuar. Será feito um esforço para manter no ar o programa Cooperativismo em Noticia que é semanal, para não perdermos o total  dos espaços conquistados na televisão, canal que tem sido importante para a difusão do cooperativismo.

Resta-nos agradecer aos apoiadores até agora e lamentar a perda desses espaços. Certamente o tempo mostrará que se tivéssemos continuado, estaríamos contribuindo ainda mais para a difusão do cooperativismo, não apenas em SC mas para todo o Brasil. Agora cabe-nos convidar a todos para que nos acompanhe no programa  semanal pelo Canal Rural, no SBT de SC e na Record News de nosso Estado. Aos profissionais que contribuíram significativamente na produção e apresentação do programa a ser extinto e que durou 5 anos, nossa eterna gratidão. E sempre nos lembremos que, infelizmente, somente valorizamos o que temos, quando o perdemos. Pense nisso.

Fonte: Fecoagro/SC.

 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo