Cooperitaipu participa do Programa Propriedade Rural Sustentável da Aurora Coop

A coordenadora social da Cooperitaipu, Daivane Raquel Werlang, explica que o Programa Propriedade Rural Sustentável Aurora (PRSA) pode ser alcançado pelos produtores rurais atendidos pelo programa Encadeamento Produtivo, que efetiva os programas de melhoramento como De Olho na Qualidade Rural, Qualidade Total Rural e Times de Excelência.

A certificação PRSA reconhece os produtores que colocam em prática os conceitos de cada um dos programas realizados. “São feitas auditorias uma vez ao ano nas propriedades rurais que foram habilitadas e o produtor que atingir uma pontuação de no mínimo 85% da nota prevista é certificado e pode ser bonificado com um valor a mais”, explica ela. Dia 12 de janeiro realizada reunião de alinhamento da equipe técnica da Cooperitaipu com o coordenador do PRSA, Sandro Luiz Treméa, da Aurora Coop.

A Cooperitaipu desenvolve o PRSA desde 2018, já certificando 230 propriedades. Em 2022 os produtores associados à cooperativa receberam bonificação total geral de R$ 159.387,86, cujo teto individual era 10 mil reais para aves e suínos, sendo o leite livre. A novidade para 2023 é que as três atividades: aves, suínos e leite, terão teto máximo de bonificação de 15 mil reais.

Para certificação, os indicadores avaliados incluem itens nos eixos econômico, ambiental e social. No eixo econômico são avaliadas a planilha de receitas e despesas, o balanço patrimonial e a rentabilidade da atividade. Na questão ambiental envolve a economia e reaproveitamento de água, preservação do meio ambiente, destino adequado dos dejetos e dos animais mortos. No social são analisadas ações comunitárias, ou seja, se o produtor participa ativamente do sistema cooperativo.

O “Encadeamento Produtivo Aurora Coop: Suínos, Aves e Leite” é desenvolvido com as parcerias do Sebrae, do Senar, do Sescoop, do Sicoob, da Cooperitaipu e outras cooperativas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cooperitaipu

Leave a Comment

Pular para o conteúdo