Florianópolis completa hoje 350 anos de fundação

Os primeiros colonizadores a se instalarem em Florianópolis foram desertores de algumas expedições marítimas. Entretanto, a fundação da cidade propriamente dita só foi ocorrer a partir de 1675. Foi neste ano que chegou à ilha o bandeirante Francisco Dias Velho, que além de impulsionar o surgimento da cidade, acabou tendo um fim trágico, digno de um filme de aventuras. Com Dias Velho vieram sua esposa, três filhas, dois filhos, outra família agregada, dois padres da Companhia de Jesus e mais 500 índios domesticados.

Em 1739, aportou na ilha de Santa Catarina o brigadeiro José da Silva Pais, nomeado primeiro governador da Capitania de Santa Catarina. Trazia a missão de construir fortificações que dessem ao porto uma base segura, para defesa da costa ao Sul e ao Norte e, ao mesmo tempo, presidir a colonização sistemática da região. Com essa finalidade, o governo português determinou, por meio de editais, aliciar colonos nas ilhas dos Açores, Madeira e outras, transportando-os para Santa Catarina. A Provisão Régia de 9 de agosto de 1747 providenciou as medidas necessárias para essa colonização. O povoado bandeirante fundado por Dias Velho tornou-se município em 23 de março de 1726. Nessa ocasião, a capitania de Santa Catarina já existia desde 11 de agosto de 1738. Nesse tempo, já eram municípios também São Francisco do Sul (desde 1660) e Laguna (desde 1714, embora instalado apenas em 1720).Em 11 de agosto de 1738 foi criado o primeiro governo regional do Sul do Brasil, em Santa Catarina.

Na segunda metade do século XIX, a Vila de Desterro viveu dias de grande agitação por ocasião da Guerra do Paraguai (1864 -1870). Tornou-se capital da Província de Santa Catarina e houve um período de prosperidade com o investimento de recursos federais, houve a melhoria do porto e a construção de edifícios públicos, entre outras obras urbanas. Após a Proclamação da República (1889), as forças vitoriosas sob o comando do Marechal Floriano Peixoto determinaram, em 1894, a mudança do nome de Nossa Senhora de Desterro para Florianópolis, em homenagem a esse marechal.

A agricultura e a pequena indústria de transformação deram forte impulso à economia da região e, entre outras iniciativas, a construção da Ponte Hercílio Luz marcou essa fase do desenvolvimento regional. Florianópolis é a capital do estado brasileiro de Santa Catarina, na  Região Sul do país. O município é composto pela ilha principal, a ilha de Santa Catarina, a parte continental e algumas pequenas ilhas circundantes. A cidade tem uma população de 574 200 habitantes, de acordo com o censo demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A região metropolitana tem uma população estimada de 1 209 818 habitantes, a 21ª maior do país. A cidade é conhecida por ter uma elevada qualidade de vida, sendo a capital brasileira com maior pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pelo PNUD, das Nações Unidas.

Parabéns Florianópolis pelos seus 350 anos de existência!

Leave a Comment

Pular para o conteúdo