Cooperativas do Pernambuco podem ter sua federação

Um grupo de cooperativas agropecuárias de Pernambuco continua discutindo a possibilidade de criar uma central ou federação para tratar de projetos de interesse comum. Na última sexta-feira, por iniciativa do Sebrae de Petrolina, que fica no oeste pernambucano, diversos dirigentes de cooperativas se reuniram presencialmente em Petrolina para ouvir virtualmente o relato do diretor executivo da Fecoagro Ivan Ramos, sobre os objetivos da constituição da Fecoagro há 48 anos passados, mostrando os resultados da união das cooperativas catarinenses em diversos negócios que são realizados em conjunto.

Ivan Ramos mostrou os números da Fecoagro, os resultados alcançados, e lembrou que para se formar uma cooperativa há necessidade de que seus potenciais participantes estejam decididos em se unir para atuar em conjunto, principalmente no processamento, armazenamento e comercialização, renunciando interesses individuais, em prol do conjunto dos seus integrantes. Na central ou federação não é diferente. As cooperativas interessadas precisam estar conscientes que juntas vai facilitar os negócios e buscar economia de escala, redução de custos, maior facilidade na ampliação e diversificado das atividades.

Em Petrolina – PE a principal atividade agrícola é a produção de frutas irrigadas, onde se produz uva, manga, goiaba e outros produtos destinados à exportação, que se processados e comercializados em conjunto certamente as cooperativas obterão melhores resultados nas suas atividades.

Participaram da teleconferência representantes das cooperativas Coopexvale, Valexfruit, Coana, Cooperfruit, Coopa, Cooperfert e Coopfruit, além do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina. Pelo Sebrae, sob a coordenação da Laianne Macedo, também participaram Gledson Antônio, Heloisa Nobrega. Segundo Laianne, novas reuniões locais deverão ser promovidas, ampliando o número de cooperativas, e a intenção é convidar a Fecoagro para participar presencialmente e mostrar os resultados da união das cooperativas em SC.

 

 

 

 

Fonte: Fecoagro/SC (Fotos: Divulgação / Fecoagro/SC).

Leave a Comment

Pular para o conteúdo