“Dia da Família na Escola” incentiva atividades interativas no meio rural

O “Dia da Família na Escola” foi realizado em diferentes datas nas escolas do meio rural. Depois das ações realizadas em meados de abril ocorreram recentemente novas atividades dessa iniciativa inclusa no calendário escolar catarinense desde 2016 por conta da lei estadual nº 16.877, que visa incentivar a família a participar efetivamente da vida escolar dos alunos.

O projeto contempla participação de escolas municipais e estaduais, rede privada, além da rede escolar da FIESC (SESI e SENAI, com a Escola S), FECOMÉRCIO (SESC e SENAC), FAESC (SENAR/SC) e FETRANCESC (SEST e SENAT).

O mais recente evento que faz parte da ação ocorreu na Escola Nuperajo, de Joaçaba, que teve a segunda etapa da ação com a construção de um Jardim Literário – espaço para que as crianças e funcionários possam valorizar o verde e se entreter com boas leituras em um ambiente agradável com flores, bancos etc. Para isso, o Senar/SC promoveu uma Oficina de Jardinagem reunindo toda a comunidade escolar e a Prefeitura apoiou disponibilizando estrutura para montar os bancos. “Ficou um espaço bonito, organizado e todo o público presente valorizou muito”, destaca o supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro.

A primeira etapa das atividades na escola ocorreu em meados de abril e contou com palestra sobre “Saúde mental na adolescência”, ministrada pela psicóloga Marilda Saccol, que abordou maneiras de evitar ansiedade, depressão e o desenvolvimento de inteligência emocional. Entre os assuntos em destaque esteve o uso consciente das redes sociais, visando evitar vários transtornos que muitos adolescentes sofrem atualmente.

Outra escola que contou com atividades organizadas pelo Senar/SC, no mês de abril, foi a Escola Estadual. Manoel Ribeiro, no município de Monte Castelo. O evento reuniu mais de 200 pessoas e a principal atividade foi a palestra do neuropsicopedagogo Luiz Paulo Moura Soares que abordou o tema “A família é insubstituível na vida de seu filho”.

O pai e produtor rural, Alaor Pires, que participa do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de ovinocultura de corte avalia de forma positiva o evento. “Presenciei e achei interessante o incentivo da escola com a família que é a base mais importante de tudo.

O Dia da Família na Escola também incluiu atividades no Distrito de Itajubá, no município de Descanso, por meio da oficina de Jardinagem, mediada pelo instrutor Olavo Adelberto Konig. Mais de 100 pessoas estiveram presentes no evento que uniu educadores, alunos e familiares, com o intuito de incentivar a participação de pais, irmãos e outros familiares na vida escolar dos estudantes.

O Dia da Família nas Escolas integra o Movimento Santa Catarina pela Educação que tem como propósito uma ação articulada com diversas instituições, a fim de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado. É uma iniciativa da Fiesc desde 2012, com participação do Sesi e do Senai. Obteve a adesão dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (Faesc e Senar/SC), Transportes e Logística (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC).

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, enfatiza que a participação da família na educação dos filhos é essencial para o processo de educação e formação de cidadãos. “Apoiar e acompanhar as tarefas na escola, participar de reuniões e incentivar as mais diversas formas de conhecimento fortalecem vínculos e estimulam o diálogo, a empatia e o senso de trabalho em equipe”.

Fonte: Sistema Faesc/Senar-SC

 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo