Conselho de Administração do Sicoob tem novos membros

O Sicoob Nacional anunciou a nova composição do Conselho de Administração do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), marcando o início de um novo ciclo de três anos para os administradores. O papel do Conselho será estabelecer diretrizes estratégicas, normas e supervisão da gestão executiva na instituição financeira cooperativa, que atualmente conta com cerca de 9 milhões de usuários dos seus produtos e serviços, sendo 7,3 milhões de cooperados e 1,7 milhão de não cooperados. O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, cumprirá mais um mandato como conselheiro.

A eleição dos membros do Conselho ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária realizada em abril último. Posteriormente, em maio, a aprovação do resultado pelo órgão regulador, Banco Central, ocorreu em conformidade com as normas estabelecidas.

Para Miguel Oliveira, presidente do Conselho de Administração do CCS, a nova composição do Conselho fortalecerá a capacidade de tomada de decisões estratégicas, que impulsionarão ainda mais o crescimento do Sicoob. “Estou confiante de que, juntos, iremos conduzir o Sicoob a novos patamares de excelência, promovendo o desenvolvimento sustentável e oferecendo o melhor aos nossos cooperados e as comunidades em que as nossas cooperativas estão inseridas. É uma honra liderar este Conselho e contar com a dedicação e expertise de cada membro”, destaca o presidente.

O Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que reúne as entidades de abrangência nacional que integram o Sistema, incluindo a Confederação Nacional e o Banco Sicoob, terá a seguinte formação do seu Conselho de Administração até 2026:

Presidente – Miguel Ferreira de Oliveira (Sicoob Nova Central). Conselheiro(a)s: Aifa Naomi Uehara de Paula (Sicoob Central Rondon), Bento Venturim (Sicoob Central ES), Carlos Augusto de Macedo Chiaraba (Sicoob Central Cecresp), Clidenor Gomes Filho (Sicoob Uni), Felipe Magalhães Bastos (Sicoob UniMais Rio), Ivo Azevedo de Brito (Sicoob Central BA), João Batista Bartoli de Noronha (Sicoob Central Crediminas), José Evaldo Campos (Sicoob Central NE), Luiz Gonzaga Viana Lage (Sicoob Central Cecremge), Marcelo Martins (Sicoob São Paulo), Marino Delgado (Sicoob Central Unicoob), Oberdan Pandolfi Ermita (Sicoob Norte) e Rui Schneider da Silva (Sicoob Central SC/RS).

O último ciclo foi marcado por uma intensa transformação na organização do Sicoob, incluindo aprimoramentos na metodologia de gestão de projetos e nos indicadores de desempenho operacional. O novo Conselho reafirma o seu compromisso em promover ações baseadas nos princípios cooperativistas, com o objetivo de ampliar ainda mais o conhecimento sobre o cooperativismo financeiro, conectando pessoas para promover justiça financeira e prosperidade em todo o país.

Estrutura Organizacional do Sicoob

O Sicoob, Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil, possui uma estrutura organizacional composta por três níveis: cooperativas singulares, cooperativas centrais e o Centro Cooperativo Sicoob (CCS).

As cooperativas singulares são as entidades de primeiro nível que prestam atendimento direto aos cooperados. Elas têm atuação local e estão presentes em todos os estados e no Distrito Federal. As cooperativas centrais são as entidades regionais de segundo nível que promovem a integração sistêmica das cooperativas singulares a elas filiadas, coordenando-as e oferecendo-lhes apoio. Hoje, o Sicoob opera com 14 centrais distribuídas pelo território nacional. O Centro Cooperativo Sicoob (CCS) é a entidade de terceiro nível que tem por finalidade representar institucionalmente o Sistema e é responsável pelas normas, políticas, condutas, processos, tecnologias, produtos, serviços e marcas de todo o Sistema.

O Conselho de Administração do Sicoob é o órgão colegiado responsável pela administração estratégica da entidade de terceiro nível da instituição financeira cooperativa (Centro Cooperativo Sicoob).

Através do Conselho de Administração, são estabelecidas as diretrizes de negócios e atribuições estratégicas, normativas e de supervisão que guiam a atuação do Sistema e visam promover a transparência, a responsabilidade e os princípios cooperativistas.

Fonte: Sicoob – Assessoria de Imprensa (Foto: Divulgação / Sicoob).

Leave a Comment