Fecoagro – 48 anos integração e intercooperação em SC

No espaço de rememorarmos as passagens da Fecoagro, nos seus 48 anos de existência, comemorados neste mês de julho, hoje vamos destacar a decisão de entrada da entidade no processamento de fertilizantes. 

A implantação de uma Indústria de Fertilizantes para as cooperativas de SC sempre esteve nos planos de Aury Bodanese, primeiro presidente da Fecoagro. Ele não se conformava com a submissão das cooperativas que na época eram as maiores fornecedoras de fertilizantes aos agricultores, aos preços definidos pelo setor, sem espaço para discutir valores e qualidade no mercado, ficando a reboque dos intermediários.  

Em 2002, baseado no sistema de cooperativas de nova geração existente nos Estados Unidos, e que algumas cooperativas catarinenses haviam visitado, isto é, nesse sistema os associados aportam o capital de acordo com suas possibilidades e receberiam retorno dos investimentos na mesma proporção, foi montado um projeto misto. Foi formada uma sociedade onde a Fecoagro participava com 55 por cento dos investimentos e a Fertipar com outros 45%.  

Após inúmeras pesquisas de local adequado, a Indústria de Fertilizantes foi construída junto ao Porto de São Francisco do Sul. Nessa ocasião, a presidência da Fecoagro já estava com Neivor Canton, que substituiu Luiz Hilton Temp. A indústria de fertilizantes da Fecoagro iniciou suas atividades em 2004, na gestão de Neivor Canton, produzindo 60 mil toneladas/ano, continuou com a presidência de Marcos Zordan, ampliando sua capacidade de produção com novos investimentos e conquistando novos mercados. Atualmente, tem capacidade para produzir até 1 milhão de toneladas em mais de um turno de trabalho. Já chegou a produzir 550 mil toneladas em 2021. 

Amanhã vamos falar do período de Marcos Antonio Zordan como presidente da Fecoagro. 

Fonte: Fecoagro 

 

 

 

 

Leave a Comment