Fecoagro – Celebrando 48 anos de história

Durante todo este mês de julho, reservamos espaço em nossos canais de mídia da Fecoagro para destacar os momentos marcantes da trajetória da organização, que hoje celebra seus 48 anos de existência. Neste momento especial, compartilhamos as mensagens dos dois principais gestores operacionais da Fecoagro na atualidade: Ivan Ramos e Arno Pandolfo.

Tudo começou em 1975, quando Aury Luiz Bodanese, então presidente da Cooperalfa de Chapecó, liderou um movimento para criar uma entidade em nível estadual que representasse as cooperativas agropecuárias na esfera política institucional da categoria, além de atuar como o braço comercial dessas cooperativas.  

O objetivo era unir esforços e buscar resultados nas negociações em conjunto, visando à economia de escala, padronização de procedimentos das cooperativas e defesa dos interesses dos associados no fornecimento dos insumos necessários para as lavouras e nas comercializações da produção agropecuária. Os negócios em conjunto possibilitaram a obtenção de melhores preços e a redução da exagerada intermediação de atravessadores, que sugavam os resultados e ficavam com a maior fatia nas atividades, sem correrem os riscos que quem produz está sempre suscetível. 

Foram 48 anos de altos e baixos, como disse Ivan Ramos, um dos fundadores da organização e atual ocupante do principal cargo executivo na Fecoagro.

 

 

Ao longo da história, muitos líderes cooperativistas têm contribuído para a gestão da Fecoagro. O sistema de rodízio de presidentes desempenha um papel crucial ao proporcionar a renovação de ideias, pensamentos, condutas e a cumplicidade na gestão estratégica.

Atualmente, a condução das atividades é liderada por Arno Pandolfo, escolhido pelas cooperativas associadas. Ele enfatiza a importância da organização ao celebrar seus 48 anos de existência.

 

Fonte: Fecoagro 

Leave a Comment