Solos Floripa 2023 reúne 1,5 mil profissionais da ciência do solo da América Latina em Florianópolis

Começou neste domingo e vai até 4 de agosto em Florianópolis o Solos Floripa 2023, maior evento científico da ciência do solo da América Latina e Caribe. Cerca de 1,5 mil pessoas de mais de 20 países estão reunidas. São profissionais, técnicos, professores, acadêmicos e produtores rurais juntos para discutir o tema “América Latina e a boa governança de seus solos e biomas: possibilidade ou utopia?”. 

Elisângela Benedet da Silva, pesquisadora da Epagri/Ciram e presidente do evento, revela que a programação contará com sete conferências, 27 simpósios, minicursos e excursões técnicas. Os participantes também vão desfrutar de uma exposição, com cerca de 50 estandes, incluindo startups. Haverá ainda a apresentação de 1332 trabalhos científicos nos intervalos das palestras e atividades socioculturais. 

“Teremos a I Competição Latino-Americana de Solos realizada em São Joaquim e o VIII Simpósio Latino-Americano de Inovações Educativas no Ensino da Ciência do Solo, que contará com a participação de jovens entre 10 e 18 anos dos países membros da Sociedade Latino-americana de Solos”, relata a presidente. 

Na sexta-feira, 4 de agosto, último dia do evento, os participantes poderão participar de uma excursão para conhecer os solos da região vinícola de São Joaquim. “As excursões pedológicas são ótimas oportunidades para o estudo das características de diferentes solos e a troca de experiências com renomados pedólogos do Brasil”, relata Elisângela. 

No mesmo dia acontece um Simpósio internacional para debater questões relativas às substâncias húmicas, materiais orgânicos e carbono nos solos. “O tema é ainda mais relevante no contexto das mudanças climáticas”, contextualiza a presidente. 

O Solos Floripa 2023 é uma realização da Epagri e agrega de forma simultânea e presencial o “XXIII Congresso Latino-Americano de Ciência do Solo” e o “XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo” (CLACS/CBCS 2023). A promoção é conjunta pelas Sociedades Latino-americana (SLCS) e Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). O evento tem apoio de diversas instituições como CNPq, Fapesc, FECOAGRO, Senar Santa Catarina, OCESC, BRDE e Universidade do Estado de Santa Catarina. 

A Fecoagro está presente no evento com um estande, mostrando seus fertilizantes diferenciados, que contribuem para a recuperação e conservação dos solos de SC. Agrônomos da Fecoagro estão presentes para prestar informações técnicas sobre os fertilizantes da linha Nobre, Cooperpasto e Cooper N – Mais, produzidos em sua fábrica em São Francisco do Sul. 

O evento pode ser acompanhado no site do Solos Floripa 2023. 

Fonte: Epagri 

Leave a Comment