Direção da Fecoagro se reúne com prefeito de São Francisco do Sul e presidente do Porto para anunciar novos investimentos no município

A direção da Fecoagro esteve reunida na segunda-feira, 31, com o prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho, e com o diretor-presidente do Porto, Cleverton Elias Vieira, e o diretor de Operações e Logística, Pablo Almeida da Fonseca. O presidente Arno Pandolfo, o vice-presidente, Vanir Zanatta, e o secretário do Conselho de Administração, Cládis Jorge Furlanetto, acompanhados do diretor executivo Ivan Ramos e da Gerente da Indústria de Fertilizantes, Elisete Squena, foram comunicar às autoridades da cidade que a Fecoagro irá investir mais R$ 70 milhões junto às atuais indústrias em São Francisco, para ampliar a capacidade de armazenamento de matéria-prima para fertilizantes, e também a produção de formulações de adubos.  

A primeira fase do investimento, que deverá ser iniciada assim que obtiver as licenças ambientais por parte da Prefeitura Municipal, será para a construção de armazéns com capacidade para 50 mil toneladas; e na segunda fase, a implantação de um novo conjunto industrial, mais moderno e tecnológico, quando então será desativada a mais antiga das quatro fábricas em operação às margens da BR 280, no Bairro Rocio Grande em São Francisco do Sul.  

Hoje, a capacidade da fábrica inaugurada no final do ano passado já pode produzir 3 mil toneladas de fertilizantes por dia; e a capacidade total de armazenamento de matéria-prima é de 120 mil toneladas. Entretanto, o aumento da demanda por fertilizantes para as cooperativas e a definição de vendas para terceiros e outros estados estão exigindo novas ampliações; assim como para reduzir a armazenagem externa, a direção da Fecoagro resolveu investir mais no complexo industrial próprio.  

O financiamento de R$ 70 milhões já foi aprovado pelo BRDE, e o anúncio foi feito pelo presidente do banco, João Paulo Kleinubing, em visita à Fecoagro na semana passada. Além de anunciar esses novos investimentos em São Francisco, a Fecoagro solicitou ao prefeito prioridade na construção da passarela que precisará ser construída sobre a BR 280, onde liga as duas unidades de fertilizantes e que oferece riscos aos colaboradores e à comunidade na travessia da rodovia.  

O ex-deputado Moacir Sopelsa, que viabilizou a transferência dos recursos à prefeitura, quando presidente da Alesc e governador em exercício, também participou das reuniões. Ele solicitou ao prefeito Godofredo para que questione junto ao governo do estado a liberação dos recursos, pois ele transferiu para o executivo estadual para essa finalidade. O prefeito comprometeu-se em agilizar os processos que competem à prefeitura municipal. 

Na visita ao Porto, foram manifestados agradecimentos ao presidente Cleverton Vieira pelas novas práticas operacionais implementadas recentemente pela atual administração, com acionamento de novas balanças e sistema eletrônico de descargas de navios, que está agilizando o processo no Porto e reduzindo os riscos de atrasos nos atracamentos dos navios. O presidente do Porto também anunciou que está sendo realizado serviço de dragagem no Terminal, retirando uma rocha que hoje prejudica as manobras dos navios e que dentro de 90 dias facilitará os trabalhos e reduzirá os custos das manobras, beneficiando inclusive os importadores pelo Porto.

 

 Fonte: Fecoagro 

Leave a Comment