Irineópolis sediará 11º Encontro Planorte Água e Solo

O 11º Encontro Planorte Água e Solo vai acontecer em Irineópolis, no Planalto Norte. O evento está programado para o dia 24 de agosto, no pavilhão da Igreja Matriz de Irineópolis, e tem como público-alvo técnicos, agricultores, estudantes e profissionais que atuam no agronegócio. Para participar, é necessário preencher o formulário no site: https://www.even3.com.br/encontroplanorte2023. As inscrições são gratuitas, estão abertas, porém são limitadas. 

O Encontro Planorte Água e Solo é uma realização conjunta da Epagri, Cidasc, Prefeitura de Irineópolis, Crea, Faesc/Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis, Asseaplan e Mútua SC. 

A programação da manhã inclui palestras sobre agricultura conservacionista, a ser conduzida pelo produtor rural e campeão do concurso CESB de produtividade 2020/2021, Laercio Dalla Vecchia, e sobre Biomanejo e construção do perfil do solo com o PhD em Ciência do Solo e professor da Universidade Federal de Santa Maria, Telmo Jorge Carneiro Amado. 

No período da tarde, as atividades proporcionarão aprendizado na prática nas estações de tecnologia de aplicação, plantabilidade, plantas de cobertura, cisternas, captação de água da chuva, políticas públicas e outorga d’água, além da estação sobre manejo e fertilidade do solo. O evento encerra com um café, que será servido às 17h. 

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressalta a satisfação pela parceria em um evento essencial para fomentar ações e parcerias relacionadas ao manejo conservacionista da água e do solo em Irineópolis e Santa Catarina. “Será um momento importante para a troca de experiências entre produtores rurais, profissionais da área, estudantes e demais interessados em projetos relacionados ao segmento”. 

O presidente do Sindicato Rural de Irineópolis, Francisco Eraldo Konkol, destaca a importância da parceria “em um encontro que traz renomados palestrantes e oportuniza experiências práticas, para atualizar e aperfeiçoar conhecimentos sobre assuntos tão relevantes para o agronegócio”. 

O palestrante Laercio Dalla Vecchia é filho de produtores rurais e defende uma agricultura de princípios. Hoje é Campeão Nacional do CESB, obteve produtividade de 118,82 sacas de soja por hectare após recorrer às plantas de cobertura e fertilizantes que não agridem o solo para preservar os nutrientes e obter alimentos mais nutritivos. Essa experiência no campo, que combina sustentabilidade e ganhos de produtividade, é compartilhada por Laercio em palestras e em suas redes sociais. 

Já Telmo Jorge Carneiro Amado possui graduação em Agronomia pela UFSM (1982), mestrado pela UFRGS (1985), doutorado em Ciência do Solo pela UFRGS (1997) e pela Auburn University, EUA (doutorado sanduíche 1997). Pós-doutorado na Kansas State University (KSU), EUA (2008). Bolsista do CNPq desde 1988. Atualmente é professor titular da UFSM e professor adjunto da KSU. Tem experiência na área de Manejo e Conservação do Solo, atuando nos seguintes temas: plantio direto, nitrogênio, matéria orgânica, cultura de cobertura, balanço de carbono e agricultura de precisão. 

 

Fonte: MB Comunicação  

Leave a Comment