Coocam implanta rastreabilidade das sementes que comercializa

A Coocam – Cooperativa Agropecuária Camponovense, de Campos Novos, implantou o sistema de Rastreabilidade de Sementes. O objetivo é permitir que o produtor receba informações detalhadas sobre a origem e as características dos produtos adquiridos. Com esse sistema, o agricultor pode acompanhar todo o processo das sementes, desde sua produção e os testes realizados em laboratórios, até os tratamentos de sementes utilizados e o andamento do processo de multiplicação de sementes no campo. 

Através desse sistema, a Coocam atende às exigências dos consumidores e apresenta, de forma transparente, todo o processo realizado para a produção de sementes com a marca, garantia e qualidade da Cooperativa. Produzir sementes de qualidade, com alta germinação e vigor, é uma prioridade na Coocam. Desde 1996, a cooperativa atende à demanda interna dos associados e também ao mercado externo, especialmente nos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. 

Com multiplicadores comprometidos, que realizam um manejo profissional desde o plantio até a colheita dos campos sementeiros, a Coocam conta com uma Unidade de Beneficiamento de Sementes e uma Estação de Tratamento de Sementes para atender às necessidades dos sojicultores em toda a área de atuação da cooperativa. A região de Campos Novos é caracterizada por apresentar condições climáticas e de solo ideais para a produção, o que assegura que os associados e clientes da Coocam adquiram sementes de qualidade. 

As sementes Coocam são produzidas de acordo com as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Variedades de soja, trigo e aveia são cultivadas seguindo critérios técnicos e por meio de parcerias com empresas como Brasmax, Bayer, Embrapa, OR Sementes, entre outras. Além de todos os critérios e normas adotadas, as sementes Coocam são rastreadas. Isso permite que o produtor acompanhe todo o percurso da semente, desde os testes em laboratório até os tratamentos realizados e a multiplicação no campo sementeiro. 

Fonte: Coocam 

 

Leave a Comment