Programa Mulheres em Campo do Sistema Faesc/Senar estimula o empreendedorismo

Um grupo de mulheres que faz parte de um programa de assistência social em Canoinhas, no Norte de Santa Catarina, está redefinindo o papel feminino e deixando sua marca no campo por meio de conhecimentos adquiridos com o Programa Mulheres em Campo. A iniciativa foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Canoinhas. O programa contemplou um grupo que participa do Centro de Referência de Assistência Social II Maria Iracema Kohler Fedalto (CRAS II).

“O programa possibilitou a essas mulheres abraçarem o empreendedorismo, o desenvolvimento pessoal e o protagonismo feminino”, observa a supervisora do Senar/SC no Norte, Carine Weiss. Segundo ela, a iniciativa, que visa capacitar e empoderar mulheres rurais, ofereceu um treinamento inovador e inspirador. As participantes tiveram cinco encontros intensivos, explorando dinâmicas, atividades em grupo e individuais, além de orientações personalizadas. “O Mulheres em Campo não apenas impulsiona o desenvolvimento individual, mas também tem um impacto profundo nas comunidades rurais, incentivando o interesse pela gestão e capacitando as mulheres a desempenhar um papel mais ativo e significativo nas empresas rurais”, avalia. 

Ao longo desse processo de imersão, as mulheres foram desafiadas a descobrir suas próprias habilidades e competências empreendedoras. O programa abriu portas para um desenvolvimento pessoal e profissional significativo, estimulando o crescimento das relações interpessoais e fortalecendo vínculos dentro da comunidade, comenta. Um dos pontos culminantes dessa jornada foi a emocionante exposição e venda dos produtos confeccionados pelas participantes. Cada produto foi preparado com carinho, embalado e etiquetado, ultrapassando todas as expectativas. 

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatiza os resultados positivos do programa, destacando como a capacitação em gestão e empreendedorismo tem permitido que as produtoras rurais explorem novas oportunidades de negócios e desenvolvam suas propriedades. O grupo de mulheres também teve a oportunidade de participar do treinamento do Senar/SC de Olericultura Básica e Orgânica para que possam produzir hortaliças para comercialização. As atividades foram conduzidas pela prestadora de serviços em instrutoria do Senar/SC, Bianca Simon. 

 

Fonte: MB Comunicação 

Leave a Comment