Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de saúde vai muito além do bem-estar físico, engloba também o aspecto mental e social. Atentos a isso, no mês de combate ao suicídio, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) promoveu a palestra “Saúde mental”.
A palestra proporcionou reflexões acerca de aspectos emocionais, gerenciamento da ansiedade e incentivo ao autocuidado. “Embora os transtornos de saúde mental possam acontecer de forma abrupta, na maioria das vezes, eles começam aos poucos. Precisamos prestar atenção quanto à intensidade e à frequência das emoções”, alertou a psicóloga e especialista em neuropsicologia, Iracy Patrícia Tonolli.
Os participantes puderam aprender técnicas de auxílio à regulação emocional e prevenção ao adoecimento mental. Também foram apresentados métodos para lidar com os sintomas do transtorno de ansiedade, depressão, sofrimentos emocionais e obter equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Para finalizar, Patrícia lembrou aos participantes da importância de procurar ajuda profissional capacitada sempre que sentirem necessidade, além de manter uma rede de apoio com amigos e familiares. A palestra ocorreu de forma online, no dia 01 de setembro. Novas formações, cursos e palestras como esta podem ser encontrados no site do SESCOOP/SC. Para participar, basta fazer a inscrição em: https://cutt.ly/Jwg68TLX.
Fonte: Sistema Ocesc