Fecoagro visita novo fornecedor de alga marinha na Bahia

O diretor executivo da Fecoagro, Ivan Ramos, e os gerentes de Negócios e da indústria de fertilizantes, respectivamente Jairo Loose e Elizete Squena, estiveram na cidade de Candeias, na Bahia, para conhecer o sistema de produção de Lithothamnium da empresa PrimaSea, um novo fornecedor de matéria-prima para compor as fórmulas dos fertilizantes da indústria de São Francisco do Sul. Foram recebidos pelo diretor de produção Ronne Furlan e pelo gerente de Marketing, Masco Araújo. 

A empresa PrimaSea tem a maior reserva licenciada e em operação de Lithothamnium no mundo. O produto tem sedimento marinho fossilizado; é orgânico e contém mais de 70 nutrientes com alta biodisponibilidade e solubilidade; abrange uma grande variedade de aminoácidos essenciais; possui uma estrutura singular de alta porosidade; e permite a assimilação rápida e gradual. O Lithothamnium corresponde a um grupo de algas marinhas com grande capacidade de acumular nutrientes entre suas paredes celulares. Após completar seu ciclo de vida, torna-se um sedimento bioclástico marinho de algas, composto por alta concentração de minerais como Cálcio e Magnésio, além de aminoácidos necessários aos processos fisiológicos vitais de animais e plantas. 

A estrutura em forma de “favo de mel” e de alta porosidade do Lithothamnium garante a biodisponibilidade de seus nutrientes, o que resulta em uma melhor absorção pelos animais e fácil assimilação pelas plantas. Portanto, o Lithothamnium se caracteriza por ser de origem natural e orgânica, agregando valor aos produtos fabricados a partir dele, tanto para a nutrição animal quanto para a vegetal. 

A empresa acumula a maior reserva licenciada e em operação de Lithothamnium do planeta e é a maior empresa produtora da alga do mundo. Desenvolve pesquisa e tecnologia de ponta com especialistas, desde a coleta marítima, processamento industrial até a comercialização de produtos especiais de alto padrão derivados do Lithothamnium (sedimentos orgânicos fossilizados). 

A alga marinha Lithothamnium é extraída do fundo do mar, concentrada em áreas de correntes marinhas provenientes de corais e é utilizada nas formulações de adubos para todas as culturas, contribuindo para maior produtividade nas lavouras. Trata-se de uma inovação para os fertilizantes especiais, que ajudam a reduzir, em parte, o uso de fertilizantes químicos, na proporção de 15 por cento das formulações. 

A empresa visitada proporcionará vantagens econômicas por estar mais próxima da região de consumo no sul do país, pois o fornecedor anterior, que deixou de produzir, fica no interior do Maranhão, e o frete até Santa Catarina é mais que o dobro. Além disso, o Produto de Candeias, na Bahia, tem a possibilidade de transporte por cabotagem, o que pode reduzir ainda mais o frete. 

A captação da alga no mar é feita em um navio-fábrica, em área demarcada e autorizada pelos órgãos ambientais, e passa pelo primeiro processamento ainda no navio. Posteriormente, é transportada para terra firme, onde é analisada, moída, granulada e transformada em Primaz. A visita dos executivos da Fecoagro à fábrica da PrimaSea foi para conhecer o processo de produção e qualidade, granometria e dureza do produto, para enquadrar no controle de qualidade dos fertilizantes especiais da Fecoagro. A intenção da Fecoagro é poder negociar pelo menos quatro mil toneladas por ano desse produto para aprimorar as fórmulas dos fertilizantes processados na Fecoagro. 

Fonte: Fecoagro 

Leave a Comment