Movimento Campo Limpo da Coocam recolhe 8 mil kg de embalagens vazias

Incentivar as boas práticas quanto ao descarte correto de embalagens vazias de defensivos agrícolas, além de orientar os produtores quanto ao caminho “de volta”, são alguns dos serviços realizados pela Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) durante o Movimento Campo Limpo. O evento técnico e de conscientização deste ano de 2023 ocorreu nas filiais de Lebon Régis e Curitibanos em SC e Barracão-RS. Foram mais de oito mil quilos de vasilhames recolhidos e destinados corretamente. As embalagens são entregues na Central da Associação das Revendas de Agrotóxicos da Região de Campos Novos (Ararcam). 

“A logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos é um dever de todos os produtores, porém, a Coocam é facilitadora e colabora com o recolhimento das embalagens de agrotóxicos e na conscientização dos produtores, porque acredita que a responsabilidade compartilhada entre os elos da cadeia produtiva é a melhor maneira de obter resultados satisfatórios, além de ser um dos princípios da cooperativa”, comenta Kalinka Françoise, engenheira agrônoma e gerente do setor administrativo da Coocam. A coordenadora do projeto lembra ainda sobre a importância de todas as embalagens passarem pelo processo de tríplice lavagem antes da entrega. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), o Sistema Campo Limpo tornou-se líder e referência mundial ao encaminhar para reciclagem ou incineração 94% das embalagens primárias comercializadas no país. Somando todas as embalagens primárias e secundárias (plásticos, metal, papelão e tampas), 80% das embalagens de defensivos comercializadas anualmente no Brasil retornam ao Sistema e têm a destinação ambientalmente correta assegurada. 

Fonte: Coocam 

Leave a Comment