Secretaria de Agricultura de SC questiona nova portaria do Mapa sobre calendário de plantio de soja

A nova Portaria 886, de 12 de setembro do Ministério da Agricultura, que regionaliza a época do plantio de soja da safrinha em SC, não agradou o secretário da Agricultura do Estado, Valdir Colatto. Ele publicou uma Nota Oficial, constando também as assinaturas da Faesc, Fetaesc, Ocesc e Aprosesc, dizendo que o novo calendário estabelecido após tantos questionamentos do setor é fruto de uma decisão intempestiva do MAPA. Colatto diz que a Portaria 886/2023, de 12 de setembro, não atende às pretensões dos agricultores de SC e voltou a defender que seja adotado o período de 21 de setembro a 10 de fevereiro.  

A Nota da Secretaria da Agricultura enfatiza que o Parecer Técnico Conjunto das entidades de Controle e Sanitário dos três estados do Sul já havia se pronunciado contrário ao calendário divulgado pela Portaria 840 e defendiam o retorno do calendário anterior. A nova Portaria estabeleceu como época regionalizada para o plantio da safrinha em SC que as regiões oeste, sul e planalto norte catarinenses tiveram o calendário alterado para 120 dias, compreendendo o período de 2 de outubro a 30 de janeiro de 2024. As demais regiões mantêm o cronograma unificado de 100 dias.

O pleito dos catarinenses, apresentado pela Cidasc ao Ministério, era de no mínimo 130 dias e foi atendido com apenas 120 dias. A Embrapa tinha limitado para este ano 100 dias para o calendário de semeadura da soja no Brasil, o que impactaria diretamente os produtores da região sul do país, onde as condições do solo e climáticas permitem um período mais amplo de plantio. 

Fonte: Fecoagro com informações da Secretaria de Agricultura 

Leave a Comment