Aurora Coop e FALB promovem workshop Viva as Diferenças

A Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) e a Fundação Aury Luiz Bodanese promovem, na sexta-feira (29), a partir das 13 horas, no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC), o Workshop Viva as Diferenças 2023. A iniciativa integra a programação da Semana Inclusiva deste ano. O evento começa às 13h15 e segue, às 13h30, com um talkshow (mesa-redonda) reunindo um grupo de profissionais experientes na área de inclusão.  

Participarão a auditora fiscal do trabalho Luciana Carvalho, juntamente com Tânia Mara Zancanaro Pieczhowshi (Unochapecó), que falará sobre “Inclusão e acessibilidade na educação superior”; Eleandro de Souza Machado (Adevosc), que discorrerá sobre o tema “Habilitando e reabilitando pessoas com deficiência visual para a vida”; e Antônio Alexandre Wanzuit Júnior (Aurora Coop e Unochapecó), que abordará o assunto “Um trabalho de inclusão”. Outro momento importante do evento será a solenidade de formatura dos 17 alunos do Curso de Qualificação para Pessoas com Deficiência, ministrado pela FALB e Aurora Coop, em Chapecó. A iniciativa visa sensibilizar a família e a comunidade sobre a importância da autonomia decorrente da inclusão social e profissional. A turma é composta por alunos da APAE de São Carlos, da Adevosc Chapecó e da Escola Marechal Bormann de Chapecó. As atividades contemplam, ainda, a exposição “Exemplos de superação”, um desfile inclusivo e uma palestra com Thiago Linck, com o tema “Uma vida sem limites”.  

A coordenadora de Programas Sociais da Aurora Coop, Sonara Bergamo Ramos, explica que o Workshop Viva as Diferenças é realizado nos municípios onde a Aurora Coop tem suas unidades industriais e, neste ano, pela quarta vez, ocorrerá na cidade polo do Oeste. “O objetivo é fazer com que a sociedade se mobilize em prol da inclusão. Reforçamos o convite para que as famílias, entidades e empresas estejam presentes para, juntos, olharmos para a inclusão e discutirmos iniciativas que promovam a igualdade e garantam direitos a todos, tanto no mundo do trabalho como na sociedade”, frisa Sonara.  

A Semana Inclusiva é um evento coordenado pelo Ministério Público do Trabalho da 12ª Região (MPT/SC) e pela Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina em parceria com mais de 50 entidades governamentais e não governamentais, para promover a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mundo do trabalho. 

Fonte: Aurora Coop 

Leave a Comment