Equipe catarinense da ATeG apicultura presente na 48ª Apimondia no Chile

Representantes do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de apicultura participaram neste mês da 48ª Apimondia, o maior congresso de apicultura do mundo, realizado em Santiago, no Chile. O evento teve como tema central a sustentabilidade da atividade de criação de abelhas e produção de mel, bem como de outros subprodutos. 

A ATeG é desenvolvida pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com os Sindicatos Rurais. A equipe esteve acompanhada pela coordenadora estadual do Programa ATeG, Paula Coimbra Nunes, que avaliou de forma positiva a participação do grupo no evento. 

“Participar da Apimondia foi essencial para promover o intercâmbio de informações sobre pesquisas, aperfeiçoar o conhecimento sobre o avanço da ciência e da prática da apicultura, sobre a defesa da proteção e do manejo sustentável das populações de abelhas, polinização, entre outros assuntos. Nosso estado vem evoluindo significativamente no setor e não poderíamos ficar fora de um evento com tantas oportunidades de networking”. 

Participaram da missão o supervisor regional do Senar/SC, Jeam Carlo Palavro, e os seguintes técnicos da ATeG: Beatriz do Nascimento, Gabriel Felipe Oréfice, Mardiori Souza, Jonas Wilhelm Veit, Dylan Thomas Telles Amandio e Franciélli Cristiane Gruchowski Woitowicz. 

O congresso apresentou e debateu trabalhos desenvolvidos em inúmeros países sobre temas como o aquecimento global e os reflexos para a criação de abelhas, doenças e pragas, capacitação e treinamento, uso da terra, polinização e conservação da biodiversidade, e apiterapia. 

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, salienta que a ATeG na área apícola atendeu, no período de 2016 a 2022, 676 propriedades em 88 municípios, totalizando mais de 34 mil horas de consultoria. “Neste ano estamos trabalhando com 14 grupos que contabilizam 437 produtores em atendimento, e o objetivo é fortalecer cada vez mais esse trabalho que muito nos orgulha com tantos resultados positivos”. 

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, complementa que a iniciativa está transformando as propriedades com um eficiente controle da nutrição, sanidade, genética, análise de gestão, manejo dos espaços, entre outros. “Nossas expectativas são as melhores para este ano, e temos a certeza de que os indicadores seguirão aumentando com mais produtividade, inovações e incremento na renda das famílias”. 

Fonte: MB Comunicação 

Leave a Comment